PRÁTICAS LÚDICAS COMO FERRAMENTAS NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA Gabriel Carvalho dos Santos/ Gabrielcarvalhocontato35@gmail.com / Bolsista PIBID/ UFBA Washington Souza Nascimento/washingtonsouza0515@gmail.com / Bolsista PIBID/ UFBA Pedro Henrique de Souza Santos /Pedrohenriq41@gmail.com/ Bolsista PIBID/ UFBA Alice de Melo Avelino Santos/meloalice29@gmail.com/ Bolsista PIBID/ UFBA Celma Pereira Passos/ cppassosgeografia@gmail.com Professora Supervisora PIBID Noeli Pertile /noeli.pertile@yahoo.com.br/ Coordenadora PIBID UFBA Eixo Temático: Processos de Ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes. RESUMO O presente artigo resulta de uma análise da contribuição do lúdico no processo de ensino e aprendizagem da disciplina Geografia, nas turmas de ensino Fundamental ||, do Colégio Estadual Governador Lomanto Júnior na cidade de Salvador no estado da Bahia. Tais práticas foram realizadas a partir do Programa de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Federal da Bahia. Mostrou-se fundamental que os educadores se apropriem de práticas de ensino que sejam mais prazerosas aos alunos. Além de incentivar o censo coletivo/participativo e ampliar o arcabouço material do colégio, isso desperta, nos estudantes, o gostar de aprender Geografia de forma mais relevante. A finalidade é dissertar a respeito da importância do lúdico no processo de ensino da Geografia a partir de observações e atividades empíricas. Além disso, buscou-se entender a realidade na qual o colégio e os estudantes estão inseridos, para melhor abordagem metodológica de acordo com aquela realidade, pois cada lugar possui uma particularidade e a didática é uma teoria que terá materialidades diferentes a partir das peculiaridades na qual todos os componentes da escola estão inseridos. O primeiro momento foi o de compreensão da realidade escolar, ampliando a escala de análise, não se prendendo apenas ao colégio, mas também para os bairros nos quais moram os estudantes, isso conjuntamente com os profissionais do colégio e com os estudantes através de um diagnóstico escolar em que buscou-se entender o funcionamento do colégio, o uso dos espaços do colégio, a idade dos estudantes, quantos profissionais trabalham na escola, quais bairros moram os estudantes e se todos esses aspectos são suficientes para atender as necessidades de todos. Estabeleceu-se uma relação de análise inter-escalar que vai além dos muros da escola, pois, só é possível produzir algo junto com os estudantes a partir do momento conquanto se entenda que o mesmo possui individualidades produzidas e reproduzidas a partir da realidade social na qual ele está, ou seja, buscar formas de ensino e aprendizagem nas quais os estudantes se sintam confortáveis, mas que também enfatize o estudo da Geografia. Sendo assim, o ensino de forma lúdica foi a principal e mais proveitosa ferramenta de metodológica encontrada para ser realizada no colégio, visto que houve resultados expressivos em relação ao processo complexo do ensinar e aprender. Esta pesquisa tem como base metodológica o levantamento bibliográfico, através de artigos, livros e entrevistas com a coordenação , com os alunos e as observações e práticas lúdicas realizadas nas turmas do Colégio em determinado período. Nessa perspectiva, as práticas consistiam em elaboração de painéis, maquetes, jogos, apresentações corporais, dinâmicas de grupo que foram produzidas durante o último módulo/unidade do colégio - sendo que estas elaborações eram sempre relativas aos assuntos de cada aula, buscando incentivar, além do prazer de estudar Geografia, o senso crítico dos alunos ao elaborarem as práticas -, que ao final se mostraram fundamentais no processo, pois, além de contribuir em diminuir o déficit de materiais didáticos do colégio, aumentam de maneira satisfatória o rendimento dos estudantes - não somente em relação à nota, mas também o gostar de aprender-, ampliou-se o leque de opções práticas dos educadores em sala de aula, dando uma nova significação ao processo de ensino e aprendizagem dentro do ambiente escolar. Palavras-chave: Lúdico, Ensino da Geografia, Materiais Didático. REFERÊNCIAS: AGUIAR. Valéria Trevizani de. Jogos de simulação no ensino de geografia. Ensino em revista. 1999. ALMEIDA. Paulo Nunes de. Educação lúdica. São Paulo: Loyola, 1998. FARIA. Lenilda Rego Albuquerque de; ALMEIDA, Maria Isabel de. Didática: Questõs de Método e Teoria. 2010. Disponível em: < http://www.anped.org.br/biblioteca/item/didatica-questoes-de-metodo-e-teoria > Acesso em: 21 set. 2018. FILHO. Francisco Gomes Ribeiro. Brincar de Geografia: o lúdico no processo de ensino e aprendizagem. Professor do curso Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual do Piauí-UESPI e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), 2013. HUIZINGA. J. Homo Ludens: A brincadeira como elemento da cultura. Trad, de. João Paulo Monteiro, 2. Ed. São Paulo: Perspectiva, 1980. PINHEIRO, Igor de Araújo; SANTOS, Valéria de Sousa; FILHO Francisco Gomes Ribeiro. Brincar de Geografia: o lúdico no processo de ensino e aprendizagem. 2013. Disponível em: < file:///C:/Users/Pedro%20Henrique/Downloads/1451-6004-1-PB.pdf>. Acesso em: 21 set. 2018. SANTOS, Valéria de Sousa. Brincar de Geografia: o lúdico no processo de ensino e aprendizagem. Especialista em Geografia e professora de Geografia da Educação Básica. Piauí-UFPI, 2013. SILVA. Laydiane Cristina da. BERTAZZO Cláudio José. O Lúdico, a Geografia e a Mediação Didática. 2013. Disponível: < file:///C:/Users/Pedro%20Henrique/Downloads/Dialnet-OLudicoAGeografiaEAMediacaoDidatica-4521652.pdf>.Acesso> em: 21 set. 2018. SOUZA, Zilmar Rodrigues de. Jogos no ensino em geografia: ferramentas que contribuem no ensino-aprendizagem. 2012. 43f. Dissertação de Mestrado - Universidade de Brasília, Brasília, 2012.