O ESPORTE NO CURRÍCULO DO ESTADO DE SÃO PAULO: PRIMEIRAS ANÁLISES NAS ATIVIDADES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
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Agência financiadora: CAPES Resumo Trata-se de um estudo em desenvolvimento nas atividades do Programa Residência Pedagógica, Educação Física - UNESP. As aulas de Educação Física Escolar vêm passando por muitas mudanças, principalmente a partir da década de 80. Segundo Kunz (2014) foi a partir desse período que se intensificou a crítica a metodologia adotada pela educação física para o ensino de esportes. Entende-se, portanto, que a educação física vêm perdendo sua autonomia na questão pedagógica, o esporte de rendimento acaba se refletindo no ambiente escolar (BRATCH, 1992). O esporte acaba sendo "na" escola e não "da" escola, para Vago (1996). Analisando a atual Proposta Curricular do Estado de São Paulo, pode-se perceber que o esporte tem como fim a apropriação crítica da "Cultura de Movimento". No entanto, este procedimento tem perdido seu caráter transformador, sendo alterado para um ensino do esporte mecanizado e tecnicista. Para Kunz (2012), o ensino da educação física tem focado em questões psicomotoras. Para o Coletivo de Autores (1991), o esporte se caracteriza como uma prática sociocultural, na qual se deve questionar sua metodologia de ensino. Deve-se ensinar aos alunos não só o movimento, mas também valores e normas. Compreende-se que o esporte pode contribuir mais na vida dos alunos do que apenas benefícios motores. Santin (2007), sugere a auto reflexão sobre o esporte e o uso da problematização, principalmente por meio de questionamentos. Kunz (2014) alerta sobre a importância da linguagem para o ensino da Educação Física, não apenas a linguagem verbal, mas sim todos os tipos de linguagem presentes em uma aula, como por exemplo, a linguagem gestual e corporal. A linguagem que o professor utiliza nas aulas é essencial para que o aluno entenda o conteúdo apresentado e ainda possa tomar como exemplo de conduta seu professor. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo, descrever e analisar os conteúdos da Proposta Curricular do Estado de São Paulo em relação ao esporte na Educação Física. Inicialmente foi organizada a leitura sistematizada do texto da Proposta Curricular do Estado de São Paulo, focando na área de educação física. A primeira fase obedeceu a leitura corrente de todo o texto e o destacamento do tema esporte entre os conteúdos. A segunda fase realizou-se com o recurso de busca por palavras-chave do programa computadorizado Adobe Acrobat Reader DC. Este procedimento obteve a função de identificar os tópicos destinados ao tema esporte e sua respectiva descrição de conteúdo. Após este procedimento de levantamento e identificação de temas/conteúdos, foi organizado um Quadro descritivo, segundo o ano de ensino e bimestre letivo. A análise consiste em analisar como o esporte está proposto pelo Currículo. Foram elencados 68 temas de aprendizagem, nos quais trinta são relacionados ou são práticas esportivas propriamente ditas. Percebe-se assim, que o esporte é o conteúdo predominante na educação física. A abordagem desta temática apresenta ainda necessidade de ampliação das suas possibilidades de vivências corporais e modalidades. Sugere-se, a partir destes estudos iniciais, que se destaque momentos de autorreflexão e o uso da problematização nas aulas. Palavras-chave: Esporte, Currículo, Metodologia de ensino Referências COLETIVO DE AUTORES, Metodologia do Ensino da Educação Física. Cortez. São Paulo. Coleção Magistério 2° grau - série formação do professor, 1992. KUNZ, Elenor. Educação Física Ensino e Mudanças. editora Unijui. 3ª ed. 2012. KUNZ, Elenor. Transformação didático pedagógica do esporte. editora Unijui. 8º ed. 2014. MEDINA, João Paulo Subira. A educação física cuida do corpo.. e "mente", PAPIRUS, 10ª ed. Campinas - SP, 1992. SANTIN, Silvino. Esporte educacional: esporte na escola e esporte da escola. XXVI Simpósio Nacional de Educação Física, Pelotas (RS), p. 254 - 265, 2007. VAGO, Tarcísio Mauro. O "esporte na escola" e o "esporte da escola": da negação radical para uma relação de tensão permanente Um diálogo com Valter Bracht. Movimento Ano III, n. 5, p. 4 - 17, 1996. BRACHT, Valter. Educação Física e aprendizagem social. Porto Alegre: Magister, 1992. SÃO PAULO (ESTADO). Currículo do Estado de São Paulo. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Ensino Fundamental - ciclo II e Ensino Médio. 2014. 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