O projeto de Iniciação à Docência que integra o Programa de Estímulo a Cooperação na Escola (PRECE) é voltado aos estudantes dos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Ceará (UFC) que visam atuar nas escolas públicas para melhor conhecer as práticas envolvidas na docência, considerando a utilização de estratégias pedagógicas em aprendizagem cooperativa. Tendo em vista esse projeto, o presente trabalho tem como objetivo apresentar a importância do planejamento na prática docente, a partir da elaboração de planos de aulas da disciplina de Geografia utilizando técnicas da aprendizagem cooperativa. A etapa inicial desse processo ocorreu durante o semestre 2018.1, como parte da formação dos bolsistas do PRECE e ministradas pelos coordenadores e/ou facilitadores do programa. A metodologia foi pautada na aprendizagem cooperativa, através de formações presenciais em que consistiu em um estudo sobre os elementos da aprendizagem cooperativa (interdependência positiva, habilidades sociais, interação promotora, responsabilidade individual e processamento de grupo). O estudo foi realizado através de dinâmicas interativas, produção de resumos, além das pesquisas bibliográficas sobre as técnicas estudadas. Dentre as técnicas pesquisadas pode-se citar: a estratégia cooperativa ETMFA (Exposição Introdutória, Tarefa individual, Meta Coletiva, Fechamento de aula e Avaliação Individual), o método Jigsaw, o método Fila Cooperativa e o método dos Cantos. É importante salientar que durante esse processo houve a produção de 18 planos de aula utilizando apenas a técnica ETMFA. O principal referencial teórico foram os autores Roger e David Johnson que sistematizaram a aprendizagem cooperativa. Além disso, como parte das atividades do PRECE e da formação dos bolsistas do projeto de Iniciação a docência, há a participação na Jornada Formativa de Professores sobre a prática de Aprendizagem Cooperativa e Solidária. A jornada consiste em uma proposta de formação continuada de professores e coordenadores de escolas municipais de Fortaleza e de escolas estaduais da capital e da Região Metropolitana e uma oportunidade de compartilhamento de conhecimentos e práticas inovadoras. A etapa seguinte do projeto, que se encontra em andamento, consiste na aplicação das técnicas estudadas nas escolas públicas juntamente com os professores que participam da Jornada Formativa e regem diferentes disciplinas como Geografia. Dessa forma, este trabalho visa apresentar a experiência e os resultados partindo da elaboração de plano de aula utilizando a técnica ETMFA aplicada em uma aula de Geografia na Escola Municipal de Tempo Integral Professora Antonieta Cals, com a turma de 21 estudantes do 6º Ano do Ensino Fundamental. Assim, foi possível perceber por meio dos relatos dos estudantes e pelo resultado das avaliações individuais, uma melhor assimilação do conteúdo e do clima emocional em sala de aula, assim como, aceitação pelo trabalho em grupo. Portanto, partindo das vivências e metodologias compartilhadas no projeto de Iniciação à Docência, compreende-se que o planejamento de aulas que utilizam os métodos da aprendizagem cooperativa são essenciais para o desenvolvimento dos elementos da cooperação. Para além disso, a aplicação da técnica ETMFA nas aulas de Geografia visa a construção do pensamento crítico dos estudantes e sua maior participação e rendimento em sala de aula, como sujeito ativo nos espaços em que atua. Dessa forma, a próxima etapa do projeto tem como proposta a continuidade da atuação dos bolsistas junto com professores no intuito de compartilhar as ações pedagógicas em aprendizagem cooperativa nas escolas públicas do Ceará. Palavras-chave: aprendizagem cooperativa, docência, planejamento, Geografia Referências COCHITO, Maria Isabel Geraldes Santos. Cooperação e aprendizagem: educação intercultural. ACIME - Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas. Portugal,2004 COHEN,Elizabeth G. LOTAN,Rachel A. Planejando o Trabalho em Grupo: Estratégias para Salas de Aula Heterogêneas. ed. 3. 2017 CUNHA, U. de A. Aprendizagem Cooperativa no Ensino de Química: A interação discente e o rendimento acadêmico. 2014. 101 f. 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