A IMPORTÂNCIA DA LEITURA DE LIVROS PARADIDÁTICOS EM AULAS DE MATEMÁTICA: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES Francisco de Oliveira Neto/francisconetosud@gmail.com/ Universidade Federal do Rio Grande do Norte Odenise Maria Bezerra/Secretaria Municipal de São Gonçalo do Amarante-RN Eixo Temático: formação inicial e continuada de professores - com ênfase na análise de experiência, programas e políticas Resumo O presente trabalho relata uma análise de experiência vivenciada com professores Ensino Fundamental - Anos Iniciais - do município de São Gonçalo do Amarante, Rio Grande do Norte e teve como foco principal a formação continuada de professores. Ela possui grande importância no cenário educacional brasileiro atual, pois agrega à formação inicial uma atualização de saberes e desenvolvimento do exercício profissional. Como bem apontam Galindo e Inforsato (2016), a formação continuada de professores configura-se em ações formativas que visam o aperfeiçoamento e a melhoria da atuação docente, a valorização do profissional da educação e o reconhecimento de suas vivências e práticas. Esse trabalho consistiu em uma atividade desenvolvida para um grupo de professores do referido município enfatizando a importância da leitura de livros paradidáticos em aulas de Matemática. Nesse contexto, a justificativa para a elaboração deste trabalho se deu por dois principais motivos: o primeiro diz respeito à importância da formação continuada de professores que atuam no Ensino Fundamental, a fim de auxiliá-los a pensar e repensar suas práticas docentes diárias, compartilhar experiências realizadas em sala de aula, buscar novas estratégias metodológicas e promover uma atualização para os professores sobre as pesquisas acadêmicas mais recentes na área da Educação; o segundo está relacionado especificamente à aprendizagem de Matemática, que é vista, atualmente, por muitos estudantes como uma disciplina de difícil compreensão. Com a finalidade de amenizar essa visão e mostrar outras ferramentas metodológicas para aprender Matemática, diferente da abordagem tradicional, o presente trabalho pretende discutir um recurso importante para auxiliar alunos a compreender melhor a disciplina Matemática: a leitura de livros paradidáticos. Desse modo, buscamos responder às seguintes problemáticas: como a formação continuada de professores pode contribuir para o aperfeiçoamento da prática docente? De que formas a leitura e a escrita podem ser ferramentas metodológicas importantes em aulas de Matemática? Como a leitura de livros paradidáticos pode auxiliar estudantes a assimilar os conteúdos matemáticos? Nesse contexto, essa experiência teve como objetivo principal mostrar como a formação continuada de professores pode contribuir para o aperfeiçoamento de práticas educativas em aulas de Matemática. Além disso, tem-se como objetivos específicos enfatizar a inclusão da leitura e da escrita em aulas de Matemática; discutir maneiras para ajudar estudantes da Educação Básica a compreender melhor os conteúdos dessa disciplina; desenvolver nos professores a busca por novas estratégias de ensino; socializar experiências de práticas docentes realizadas no munícipio de São Gonçalo do Amarante; propor atividades interdisciplinares envolvendo a Matemática e a Língua Portuguesa e ressaltar a importância de experiências na sala de aula que interliguem teoria e prática. Para alcançar esses objetivos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, usando como aporte teórico alguns autores, tais como, Dalcin (2007) e Noronha (2012) e documentos oficiais, mostrando a importância da leitura e da escrita no ensino de Matemática, o surgimento dos livros paradidáticos de Matemática no Brasil e suas aplicações em sala de aula. A atividade desenvolvida consistiu na realização de um minicurso com duração de 8 (oito) horas com quinze professores que atuam em turmas do quarto e quinto ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Interligamos nessa experiência a formação inicial de um licenciando com a formação continuada de professores que atuam no Ensino Fundamental. Discutimos com os docentes a importância da leitura de livros paradidáticos e da escrita em aulas de Matemática. Apresentamos alguns exemplares aos professores e realizamos uma atividade prática com os docentes envolvendo a leitura desses livros. Em seguida, houve um momento para o compartilhamento do que eles aprenderam com a atividade, socialização de ideias relativas a aplicações em sala de aula e troca de experiências vivenciadas nas escolas do munícipio. Percebemos durante a execução do minicurso um grande entusiasmo dos professores envolvidos, motivação para pensar em maneiras de incluir a leitura de livros paradidáticos nas aulas de Matemática e discussões a respeito da valorização do profissional docente. Além disso, como resultado desta proposta e das pesquisas bibliográficas, podemos concluir que a inclusão de livros paradidáticos atrativos em aulas de Matemática contribui para o aprendizado dessa disciplina durante toda a Educação Básica, sobretudo, nos anos iniciais do Ensino Fundamental como também ressalta a importância de vivências que relacionam teoria e prática na sala de aula. Em suma, essa experiência nos mostrou a relevância de projetos que enfatizem a formação continuada de professores para elevar eminentemente o desenvolvimento profissional docente. Palavras-chave: Formação Continuada de Professores; Livros Paradidáticos; Matemática. Referências DALCIN, Andreia. Um Olhar sobre o Paradidático de Matemática. Zetetiké, v. 15, n. 27, jan/jun 2007, p. 25-36. GALINDO, Camila José. INFORSATO, Edson do Carmo. Formação Continuada de Professores: Impasses, Contextos e Perspectivas. Revista On-line de Política e Gestão Educacional, v. 20, n. 03, p. 463-477, 2016. NORONHA, Glaucianny Amorim. Obras Complementares: Um Elo entre a Leitura e os Conceitos Matemáticos. 2012. 167f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.