EJA: AS CIRCUNSTÂNCIAS DO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO INICIAL Autora: Andréa Carla Barros Gomes- UERN/CAWSL/Assú/RN Orientador: Francisco Canindé da Silva- UERN/CAWSL/Assú/RNRESUMO:Este trabalho tem como objeto de estudo os sujeitos envolvidos na Educação de Jovens e Adultos (EJA), mais especificamente, os estudantes. Nesse sentido, partimos da inquietação em conhecer esses sujeitos, bem como as diferentes consequências que os leva a procurar uma formação, aqui delimitada como formação inicial. O trabalho foi pautado na necessidade de compreender as diferentes circunstancias que os impulsiona a voltar para a escola e consequentemente para a construção do conhecimento mediado pela busca do “aprender a aprender”. Para isso, buscamos nos fundamentos da pesquisa qualitativa a sustentação metodológica, adotando procedimentos de cunho interpretativo e reflexivo, observação-participante, seguida da aplicação de um questionário semiestruturado, permitindo-nos conhecer essas circunstâncias iniciais. Entendemos que cada um tem seu motivo particular de estar na busca por uma formação ou até mesmo uma alfabetização para satisfazer as suas inquietações e consequentemente mudar a realidade até então vivenciada. Durante o período de observação, verificou-se que os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da referida escola possuem uma motivação para freqüentarem aquele espaço. Dentre estes, foi possível constatar o interesse em certificar-se para o mundo do trabalho; melhorar sua linguagem; acessar os as redes sociais da informática e outros apenas para aprender a grafar seu nome e ler vocábulos presentes em seu cotidiano social. Concluímos que as circunstâncias apresentadas definem em parte o perfil destes alunos e impulsiona um redimensionar permanente das práticas dos professores na escola em função daquilo que os alunos jovens e adultos consideram como relevante a sua formação inicial. Palavras-Chaves: EJA. Escolarização. Circunstâncias de aprendizagens.