Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

CÍRCULOS PEDAGÓGICOS NO PRP UNILAB: UMA PROPOSTA DE CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGEM CONTRIBUINDO NO PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES

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Com por exemplo, cadeiras enfileiradas, com o professor transmitindo o conteúdo de modo em que o estudante não possa desempenhar sua criatividade e aprendizado, sendo apenas um ouvinte e sem interação com seus colegas. É de conhecimento geral para os preceptores e residentes, que a forma de ensino tradicional tem muitas desvantagens, principalmente para os alunos. Para Krasilchik (2004), a maneira unidirecional que é lecionada uma aula tradicional, gera o desinteresse dos alunos e consequentemente um baixo rendimento escolar, o que gera uma ineficiência no ensino, ocorre que o fator desmotivação colabora em muito para o desinteresse dos estudantes em uma sala de aula, visto que, muitas vezes o método usado pelo o professor para repassar os conhecimentos encontra-se distante da realidade do aluno. Portanto, é necessário que haja planejamento de aula com foco em mais flexibilidade e interação, pois vivemos em tempos em que quando o professor oferece resistência a novidades, quer seja na sua metodologia de ensino, não contribui de forma eficiente para com o processo de ensino e aprendizagem(FIALHO, 2008).A introdução de jogos, atividades de caráter lúdico, roda de conversas, uso de objetos educacionais no ambiente escolar tende a reforçar conceitos, dar movimento e estimular a aprendizagem dos discentes e proporcionar a socialização da interação professor e aluno. Para Fialho (2008) a ideia de jogo sempre despertou fascínio entre as pessoas por que as mesmas veem a vitória e, buscam conhecer os seus mecanismos, assim, cria-se uma boa composição técnica a ser aplicada no chão escolar, despertando seu interesse com uso de jogos didáticos. O educador deve tornar o aprendizado mais fácil e prazeroso para seus alunos, gerando uma aprendizagem significativa com a dissimilação dos conteúdos com os alunos, com o emprego de jogos e curiosidades que estimule e contribua para com o aprendizado. Neste sentido, o Programa Residência Pedagógica (PRP) surge como uma ação associada a Política Nacional de formação de professores com fins de aperfeiçoar a formação da prática, isto é, no estágio do estudante de licenciatura, o residente, provocando, assim, sua inserção na escola - campo de educação básica; dando-lhe maiores experiências em termos de regência de aulas e em atividades pedagógicas em geral, sob orientação de docentes orientadores da universidade e do professor preceptor da escola. O PRP constitui também, o fortalecimento, a ampliação e consolidação do relacionamento da Instituição de Ensino Superior (IES) UNILAB com a escola campo, promovendo articulações entre as duas entidades educacionais e o estimulo aos licenciandos em Química e Ciências Biológicas e seu processo de construção de identidade profissional. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo ampliar as capacidades de planejamento, melhorar o estágio e o processo de formação preceptor e residente, através de métodos inovadores para a diversificação do ensino e aprendizagem. Serão realizados círculos pedagógicosde aprendizagem sobre o planejamento de regências. Nessa etapa enfatizar-se-á temáticas contemporâneas como diversidade cultural, gênero, ciências, mídias, cidadania, ambiente e relações étnico-raciais. Pedagogicamente privilegiar-se-á o enfoque sócio interacionista, aprendizagens com mapas conceituais, jogos, objetos educacionais, modelos didáticos, ensino por meio de resolução de problemas, sequências didáticas, etc., objetivando desenvolver competências de planejamento, pesquisa como princípio educativo e metodologias inovadoras. A realização de círculos pedagógicos para o planejamento de regências, é relevante, pois dá continuidade ao início de um ciclo transformador no processo de ensinar, visto que nos dias atuais, o modelo tradicional de ensino continua a predominar, em que os alunos são meros expectadores do ensino, apenas assimilam informações e guardam para si. A execução deste trabalho se dará na realização de encontros na escola campo, mediante a presença dos residentes e preceptores, a fim de estabelecer troca de experiências entre os mesmos, um diálogo inicial por meio de rodas de conversas, para que se possa compreender e analisar a realidade do ensino nas escolas, e seja possível tecer reflexões acerca do assunto e debater novas maneiras de tornar o ensino inovador e eficiente. Os resultados esperados com os círculos pedagógicos é o aperfeiçoamento da experiência do residente no estágio e, um melhor planejamento das regências e, consequentemente, contribuição no processo de ensino e aprendizagem em sala de aula. O Programa Residência Pedagógica Interdisciplinar Biologia e Química busca ser um importante espaço no campo educacional para frutíferas experiências tanto para os residentes quanto preceptores como uma proposta de construção de aprendizagem contribuindo no processo formativo de professores. Palavras-chave: Círculos pedagógicos, Regência, Preceptor, Residente, formação Referências KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia. 4. ed. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2004. FIALHO, N. N. Os jogos pedagógicos como ferramentas de ensino. VIII EDUCERE, Curitiba, 2008. "
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Com por exemplo, cadeiras enfileiradas, com o professor transmitindo o conteúdo de modo em que o estudante não possa desempenhar sua criatividade e aprendizado, sendo apenas um ouvinte e sem interação com seus colegas. É de conhecimento geral para os preceptores e residentes, que a forma de ensino tradicional tem muitas desvantagens, principalmente para os alunos. Para Krasilchik (2004), a maneira unidirecional que é lecionada uma aula tradicional, gera o desinteresse dos alunos e consequentemente um baixo rendimento escolar, o que gera uma ineficiência no ensino, ocorre que o fator desmotivação colabora em muito para o desinteresse dos estudantes em uma sala de aula, visto que, muitas vezes o método usado pelo o professor para repassar os conhecimentos encontra-se distante da realidade do aluno. 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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

Círculos Pedagógicos no PRP UNILAB: Uma proposta de construção de aprendizagem contribuindo no processo formativo de professores Francisco Luan Nascimento da Silva[1]vjluan1@gmail.com/UNILAB Dayana Nascimento Dari[2]dayananascimentod@gmail.com/UNILAB Francisco Ari de Oliveira Filho[3]franciscoari2010@yahoo.com.br/UNILAB João Paulo Carvalho Bezerra[4]jpcbezerra@hotmail.com/UNILAB Marcia Barbosa de Sousa[5]marcia_bsousa@unilab.edu.br/UNILAB Regilany Paulo Colares[6]regilany@unilab.edu.br/UNILAB Eixo Temático: Formação inicial e continuada de professores - com ênfase na análise de experiência, programas e políticas. Agência Financiadora: CAPES Resumo Hoje em dia há uma grande dificuldade no ensino de ciências e, de forma geral, na sala de aula, onde nos deparamos com o modelo tradicional de ensino. Com por exemplo, cadeiras enfileiradas, com o professor transmitindo o conteúdo de modo em que o estudante não possa desempenhar sua criatividade e aprendizado, sendo apenas um ouvinte e sem interação com seus colegas. É de conhecimento geral para os preceptores e residentes, que a forma de ensino tradicional tem muitas desvantagens, principalmente para os alunos. Para Krasilchik (2004), a maneira unidirecional que é lecionada uma aula tradicional, gera o desinteresse dos alunos e consequentemente um baixo rendimento escolar, o que gera uma ineficiência no ensino, ocorre que o fator desmotivação colabora em muito para o desinteresse dos estudantes em uma sala de aula, visto que, muitas vezes o método usado pelo o professor para repassar os conhecimentos encontra-se distante da realidade do aluno. 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O educador deve tornar o aprendizado mais fácil e prazeroso para seus alunos, gerando uma aprendizagem significativa com a dissimilação dos conteúdos com os alunos, com o emprego de jogos e curiosidades que estimule e contribua para com o aprendizado. Neste sentido, o Programa Residência Pedagógica (PRP) surge como uma ação associada a Política Nacional de formação de professores com fins de aperfeiçoar a formação da prática, isto é, no estágio do estudante de licenciatura, o residente, provocando, assim, sua inserção na escola - campo de educação básica; dando-lhe maiores experiências em termos de regência de aulas e em atividades pedagógicas em geral, sob orientação de docentes orientadores da universidade e do professor preceptor da escola. 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