Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

AULA DE CAMPO NO ENSINO DE BIOLOGIA: EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NA DISCIPLINA DE ZOOLOGIA DOS CORDADOS

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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

O modelo habitual de ensino, da contemporaneidade, com aulas expositivas no ambiente formal da escola ainda é predominante no contexto universitário. Embora ele seja um modelo considerado importante para se introduzir ou abordar um novo assunto, este deixa lacunas no que se refere a uma abordagem mais significativa dos conteúdos, de modo que há a necessidade de complementar tal modelo com outras metodologias de ensino. As aulas de campo podem contribuir de forma positiva considerando as dificuldades encontradas na maneira de aprender os conteúdos de Biologia, que por vezes apresentam complexidade em seus conteúdos, necessitou-se ampliar esse conteúdo com uma aula de campo que proporcionasse uma aprendizagem mais eficaz, onde nós discentes, pudéssemos assimilar melhor os conteúdos específicos na disciplina de zoologia dos cordados. A educação é a forma mais ampla e honesta que proporciona indivíduos mudarem suas vidas e o meio em que interagem. Portanto, é necessário trabalharmos de tal forma que permita a educação ultrapassar os muros da escola, e levar os discentes a relacionar o que é visto em sala de aula como conteúdo teórico com o meio em que vivem, permitindo assim eficiência no que é estudado e tornando os alunos seres capazes de usarem o que é estudado para resolverem problemas do dia a dia. Esse trabalho tem como objetivo relatar a experiência de uma aula prática, que visou contextualizar e facilitar a aprendizagem dos conteúdos que compõem a disciplina de Zoologia dos Cordados, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas ofertado pela Universidade estadual do Ceará (UECE)/ Faculdade de Educação de Crateús (FAEC). A educação, assim como os processos desenvolvidos para promovê-la, precisam ser norteadas por metodologias que proporcionem atender as necessidades pontuadas pelos docentes (BRIGHENTI; BIAVATTI; SOUZA. 2015). Segundo (Silva e Júnior, 2016), a aula de campo vem como uma ferramenta metodológica importante aliada ao ensino, esse processo de ensino - aprendizagem se torna um eixo norteador relevante para que o aluno tenha um desenvolvimento significativo, não somente no contexto escolar, mas em toda a sociedade, pois convivendo com a realidade, e tendo a oportunidade de argumentar sobre a mesma, realizando conexões com o teórico, o discente torna-se um ser crítico, sendo esse um dos papeis do ensino na formação de cidadãos críticos. Krasilchik (2004) diz que o professor pode trabalhar os conteúdos através de aulas expositivas, podendo ser uma experiência informativa, lúdica e estimulante, conforme o preparo da aula. Porém por vezes, pode se tornar cansativo, e dessa forma não tem contribuição positiva na formação dos discentes. Sair do ambiente escolar para um trabalho em campo, visitas, passeios e excursões podem ser metodologias a ser ingressados no currículo escolar. Estas atividades são caracterizadas por apresentar mais flexibilidade em trabalhar os conteúdos propostos e acontecerem em ambientes diferentes da instituição educacional (KRASILCHIK, 2004; MORAIS e PAIVA, 2009). Partindo dessa perspectiva, foi realizada uma visita ao zoológico da cidade de Canindé-CE, propicio ao conhecimento e identificação dos animais. Antes de realizar a ida ao zoológico, tivemos uma introdução sobre os conteúdos de répteis, aves, mamíferos e peixes, facilitando a identificação das espécies de animais durante a visita. A atividade ocorreu em dois momentos: o primeiro se deu com uma visita os animais, onde foi possível comparar as características estudadas em sala de aula com as visualizadas no zoológico, e logo após um momento de interação com a bióloga responsável pelos animais, que esclareceu quanto aos cuidados necessários para com os animais e a preservação do local. Posteriormente, com esta atividade foi possível perceber uma maior apropriação dos discentes durante o processo de identificação. A aula exigiu dos estudantes um maior empenho, já que oportunizou um envolvimento direto com a prática metodológica, ao mesmo tempo em que pudemos relacionar o conhecimento teórico com a prática, que por vezes não ocorre de forma eficaz. Para os estudantes de licenciatura, esta ação promoveu uma vivência cotidiana de ensino dentro da realidade universitária, e permitiu uma melhor compreensão do conteúdo ministrado em sala de aula, isso corrobora com (BRIGHENTI; BIAVATTI; SOUZA. 2015) quando eles dizem que os processos de ensino aprendizagem precisam de metodologias diferenciadas para norteá-los. Além de remeter a importância de metodologias diferenciadas no processo de ensino-aprendizagem, como futuros docentes devemos buscar formas de promover a educação com uma postura investigativa e crítica para a transformação de nossos alunos e a realidade em que estão inseridos.

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