Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

APRIMORAMENTO DA FORMAÇÃO DOCENTE. UM RELATO DE CASO NO PIBID / QUÍMICA / IFTM: DESENVOLVIMENTO DE UMA HORTA ORGÂNICA.

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Segundo Tardif (2002), o bom professor deve conhecer sua disciplina e seu programa, apresentar conhecimentos pertinentes a ciência da educação e a pedagogia. Desenvolver um saber prático fundamentado em suas experiências conquistadas em seu cotidiano juntamente com os alunos. Na conjuntura brasileira, existem ações institucionais que contribuem para a formação de professores, dentre elas se destaca o PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, estabelecido pelo âmbito da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), pelo Decreto nº 7.219/2010, que é enfatizado como uma proposta de valorização da formação inicial de futuros professores. A CAPES, possuindo um sistema de avaliação, tem como um de seus objetivos ser um instrumento de apoio aos universitários. Ela continua aperfeiçoando seu trabalho por meio do desempenho dos docentes, e atualmente abrange uma grande área da educação (CAPES, 2017). Nessa linha de proposições, licenciandos em Química, e bolsistas do PIBID do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, em Uberaba, MG, realizaram uma atividade baseando-se na temática Química e Meio Ambiente, com o objetivo de trabalhar a interdisciplinaridade no contexto da Química. Nessa perspectiva, o principal objetivo do trabalho foi abordar essa ciência no alicerce básico para o contexto interdisciplinar na realização e execução de uma horta orgânica. Além disso, destacou-se a importância de se trabalhar na disciplina de Química os conteúdos presentes no cotidiano escolar, a fim de que as aulas pudessem se tornar algo produtivo em aprendizados teóricos e práticos. No ensino desta disciplina, os professores encontram certa dificuldade de relacionar sua disciplina com as demais. Diante disso, o PIBID / Química do Instituto Federal do Triangulo Mineiro, desenvolveu ao longo do ano de 2017 um projeto abordando a temática Química e Meio Ambiente em uma escola estadual de Uberaba. Assim, os bolsistas do PIBID foram divididos em subgrupos, dentro dos quais cada um desenvolveria atividades trabalhando a interdisciplinaridade presente na Química. Diante isso, foi proposto um projeto em conjunto com os pibidianos e os alunos da escola participante do programa, a construção de uma horta orgânica a fim de identificar os conteúdos básicos de Química ao longo do desenvolvimento da horta orgânica. Antes de começar a construção da horta, houve um estudo para o planejamento e sua elaboração, a escolha do espaço onde seria possível viabilizá-la, como ocorreria a execução, quais materiais seriam necessários, quais espécies seriam cultivadas, quanto tempo haveria para a realização da montagem, como os alunos participantes seriam envolvidos, entre outras questões. Colocando todas essas questões em pauta, foi decidido a princípio que a horta seria constituída de hortaliças que as cozinheiras da merenda escolar pudessem utilizar. Dessa forma, escolheu-se o local, próximo a cozinha e de fácil acesso. O plantio foi realizado dentro de caixotes com a finalidade de serem colocados na parede para facilitar o manuseio e a colheita do que fosse plantado. Procurou-se, durante o plantio, optar por espécies que constituíssem especiarias e plantas medicinais com o intuito de difundir seu uso, tais como, erva cidreira, alecrim, pimenta biquinho, cebolinha, salsinha, entre outros. Além das plantas, foram necessários alguns materiais como, caixotes, plástico preto, terra, adubo e tijolos, todos utilizados para a confecção da horta. A elaboração da horta contou com a colaboração dos alunos dos terceiros anos do Ensino Médio que se mantiveram presentes até a confecção final da horta orgânica. Além da construção da horta, o tema foi abordado em sala de aula, juntamente com as professoras orientadoras, foi discutido como a química pode estar presente no nosso cotidiano. Dessa maneira, envolvemos a horta com temáticas de química orgânica, inorgânica e geral como: o pH do solo, funções orgânicas, ácidos, bases, entre outros. A confecção da horta e das atividades em sala sobre a temática foi desenvolvida durante o mês de outubro e novembro de 2017, contando com a participação coletiva. As verduras e especiarias da horta foram utilizadas no preparo da merenda escolar, para dar aroma e sabor às refeições, além de aumentar o valor nutricional das refeições oferecidas pela escola. As plantas medicinais tiveram como finalidade no aproveitamento entre os alunos e funcionários para a realização de chás naturais a fim de que seja evitada a utilização excessiva de remédios e medicamentos para o combate a mal estar e dores. Na parte didática, foi proposto aos alunos que localizasse na tabela periódica, cada elemento químico encontrado na horta a fim de uma pesquisa para uma coleta de informações sobre esses elementos para a saúde humana e observar a maneira como cada aluno realiza a atividade. A montagem da horta foi dividida em duas etapas, inicialmente: foram plantadas já algumas verduras, especiarias e temperos em sete caixotes de madeira. Para a finalização foram colocados mais oito caixotes e encerrado o plantio com mais algumas especiarias e temperos. A horta orgânica foi finalizada, com um total de quinze caixotes contendo alface, cebolinha, alecrim, pimenta, entre outros. Os cuidados da horta, como regar, foram realizados pelos próprios funcionários da escola. Sua organização exigiu o trabalho em grupo, planejamento e organização. Com a supervisão, os pibidianos do PIBID/ Química tiveram uma grande responsabilidade em tentar envolver o didático com o cotidiano e despertar o interesse nos alunos. Assim, em dois meses de trabalho cumpriu-se a meta esperada e foi possível a demonstração que é possível a transformação das aulas em algo diferenciado, capaz de estimular o interesse dos alunos. Palavras-chave: PIBID; Horta orgânica; Interdisciplinaridade; pibidianos; Química. Referências Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Identidade visual - logo marca Capes. 2017. Disponível em , acesso em: 26 jan. 2018. TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. 4. ed., Rio de Janeiro: Vozes, 2010. "
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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

APRIMORAMENTO DA FORMAÇÃO DOCENTE. UM RELATO DE CASO NO PIBID / QUÍMICA / IFTM: DESENVOLVIMENTO DE UMA HORTA ORGÂNICA. Poliana Ricci [1] / ricci.polia@gmail.com / IFTM Guilherme Henrique dos Santos Eduardo [2] / IFTM Gabriela Chagas Câmara [3] / IFTM Bárbara Cristina Dias [4] / IFTM Dagmar Lopes Barbosa Rosa [5] / IFTM Helena Mª A. M. M. Santos Ali [6] / IFTM Anderson Claytom Ferreira Brettas [7] / IFTM Eixo Temático: Processos de Ensino e aprendizagem Agência Financiadora: CAPES/PIBID Resumo A formação de professores tem suscitado debates, reflexões e avanços nos últimos anos, e de acordo com a literatura especializada, o desenvolvimento educacional é formado não só apenas por saberes literários de sua graduação, mas também em sua vivência acadêmica de práticas. Destaca sua participação em sala de aula, pois tanto seus conhecimentos quanto suas realizações fazem parte de sua formação como um futuro educador. Segundo Tardif (2002), o bom professor deve conhecer sua disciplina e seu programa, apresentar conhecimentos pertinentes a ciência da educação e a pedagogia. Desenvolver um saber prático fundamentado em suas experiências conquistadas em seu cotidiano juntamente com os alunos. Na conjuntura brasileira, existem ações institucionais que contribuem para a formação de professores, dentre elas se destaca o PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, estabelecido pelo âmbito da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), pelo Decreto nº 7.219/2010, que é enfatizado como uma proposta de valorização da formação inicial de futuros professores. A CAPES, possuindo um sistema de avaliação, tem como um de seus objetivos ser um instrumento de apoio aos universitários. Ela continua aperfeiçoando seu trabalho por meio do desempenho dos docentes, e atualmente abrange uma grande área da educação (CAPES, 2017). Nessa linha de proposições, licenciandos em Química, e bolsistas do PIBID do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, em Uberaba, MG, realizaram uma atividade baseando-se na temática Química e Meio Ambiente, com o objetivo de trabalhar a interdisciplinaridade no contexto da Química. Nessa perspectiva, o principal objetivo do trabalho foi abordar essa ciência no alicerce básico para o contexto interdisciplinar na realização e execução de uma horta orgânica. Além disso, destacou-se a importância de se trabalhar na disciplina de Química os conteúdos presentes no cotidiano escolar, a fim de que as aulas pudessem se tornar algo produtivo em aprendizados teóricos e práticos. No ensino desta disciplina, os professores encontram certa dificuldade de relacionar sua disciplina com as demais. Diante disso, o PIBID / Química do Instituto Federal do Triangulo Mineiro, desenvolveu ao longo do ano de 2017 um projeto abordando a temática Química e Meio Ambiente em uma escola estadual de Uberaba. Assim, os bolsistas do PIBID foram divididos em subgrupos, dentro dos quais cada um desenvolveria atividades trabalhando a interdisciplinaridade presente na Química. Diante isso, foi proposto um projeto em conjunto com os pibidianos e os alunos da escola participante do programa, a construção de uma horta orgânica a fim de identificar os conteúdos básicos de Química ao longo do desenvolvimento da horta orgânica. Antes de começar a construção da horta, houve um estudo para o planejamento e sua elaboração, a escolha do espaço onde seria possível viabilizá-la, como ocorreria a execução, quais materiais seriam necessários, quais espécies seriam cultivadas, quanto tempo haveria para a realização da montagem, como os alunos participantes seriam envolvidos, entre outras questões. Colocando todas essas questões em pauta, foi decidido a princípio que a horta seria constituída de hortaliças que as cozinheiras da merenda escolar pudessem utilizar. 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Dessa maneira, envolvemos a horta com temáticas de química orgânica, inorgânica e geral como: o pH do solo, funções orgânicas, ácidos, bases, entre outros. A confecção da horta e das atividades em sala sobre a temática foi desenvolvida durante o mês de outubro e novembro de 2017, contando com a participação coletiva. As verduras e especiarias da horta foram utilizadas no preparo da merenda escolar, para dar aroma e sabor às refeições, além de aumentar o valor nutricional das refeições oferecidas pela escola. As plantas medicinais tiveram como finalidade no aproveitamento entre os alunos e funcionários para a realização de chás naturais a fim de que seja evitada a utilização excessiva de remédios e medicamentos para o combate a mal estar e dores. 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