A EDUCAÇÃO FÍSICA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: RESISTÊNCIA E DIREITO A FORMAÇÃO CRÍTICA NO ESTADO DO PARÁ
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Este estudo trata da análise do subprojeto "Trabalho docente em educação física: ensino-pesquisa-extensão a partir da cultura corporal na articulação universidade e educação básica" submetido ao edital CAPES N. 06/2018 do Programa Residência Pedagógica. Na contramão do que preconiza este edital, na lógica arbitrária de ferir a autonomia universitária, de "induzir a reformulação do estágio supervisionado" e "promover a adequação dos currículos às orientações da Base Nacional Comum Curricular" (CAPES, 2018, p. 01). Compreendemos a formação de professores como um percurso de formação de sujeitos no qual há intenção e planejamento para a efetivação de uma determinada prática na trama social que se integra. 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A Educação Física como um campo de conhecimento à reflexão sobre a Cultura Corporal, contribui para a afirmação dos interesses de classe das camadas populares, [...] na medida em que [sic] desenvolve uma reflexão pedagógica sobre valores como solidariedade substituindo individualismo, cooperação confrontando a disputa, distribuição em confronto com apropriação, sobretudo enfatizando a liberdade de expressão dos movimentos - a emancipação -, negando a dominação e submissão do homem pelo homem (SOARES et al., 1992, p. 27-28). Metodologicamente, vem sendo desenvolvido a luz da abordagem crítica, em três escolas públicas em Belém-PA (municipal, estadual e federal) no ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos, com realização de estudos, pesquisas e planejamento das ações a fim de instrumentalizar os estudantes e docentes envolvidos a partir dos eixos: trabalho docente na educação básica, Educação Física, cultura corporal, pesquisa, trabalho e a indissociabilidade da teoria-prática, pedagogia da alternância, dentre outros com os estudantes e professores da educação básica envolvidos; Acompanhamento do processo de ambientação dos estudantes nas escolas-campo: Os estudantes estão fazendo uso da observação participante (MINAYO, 2010) sobre a realidade concreta da escola, seus tempos e espaços, bem como das aulas de Educação Física. 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E que poderá contribuir com a formação dos estudantes e dos professores das escolas pública, de forma crítica e em defesa do direito a formação, ao trabalho, a universidade e escola pública. Palavras-chave: Educação Física, Programa Residência Pedagógica, Formação Docente, Escola pública. REFERÊNCIAS CAPES. Edital N. 06/2018 Programa Residência Pedagógica. 2018. Disponível em: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica. Acesso em: 20 Ago 2018. MARTINS, L. M. O legado do século XX para a formação de professores. In: MARTINS, L. M.; DUARTE, N. (Orgs.). Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias. Apoio técnico Ana Carolina Galvão Marsiglia. - São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. SOARES, Carmen L. et al. Metodologia do ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992. CAMARGO, Arlete; FERREIRA, Diana L.; LUZ, Iza Cristina P. Perfil, condição e formação docente no Pará. In: In: MAUÉS, O. 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