Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A INFLUÊNCIA DA DISCIPLINA DE DIDÁTICA NA METODOLOGIA UTILIZADA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS DIFERENTES NÍVEIS DE EDUCAÇÃO ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE ARAGUATINS-TO

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Resumo A situação que vemos a educação no nosso país nos leva a questionar como profissionais da área ou não, que orientação nos levou a esse nível de criticidade, pois é imprescindível notar a tamanha importância da educação na formação de uma sociedade e exemplos disso vemos em nosso cotidiano. Nesse contexto, a função clássica da escola é garantir a transmissão de conhecimentos, e tem a sua importância mantida quando ressignificada, pois os conhecimentos escolares, seguindo a sua lógica, tampouco são tomadas como verdades definitivas e fechadas, a serem apresentadas aos alunos para serem assimiladas. (FELDMANN, 2009). Para que a escola realize o papel designado a ela perante a sociedade, é imprescindível que o professor exerça a sua função conforme a sua formação, a partir disso sabemos que na formação inicial do professor temos a teoria e a prática, sendo reflexiva, crítica e criadora de problemas em que servirão para o aprendizado que os acadêmicos confrontarão em sala de aula, pois no máximo a situação teórica serviria para a aprovação em concursos, seleções de mestrado e doutorado como formação profissional contínua. Por conta disso, os cursos de formação, criam um vínculo entre os saberes universitários e os programas estudantis, tornando seus saberes pedagógicos, psicológicos e sociológicos próximos a prática. Conforme a formação ideal proposta por Perrenoud et al. (2009), no duplo sentido da cidadania e construção de competências para desenvolver uma cidadania adaptada ao mundo contemporâneo, o autor defende o perfil em que o professor seja ao mesmo tempo, uma pessoa confiável, mediador intelectual de uma comunidade educativa, organizador de uma vida democrática, transmissor cultural e intelectual. Há, pois, um campo teórico comum e esse campo é a didática geral. Os professores de didática não podem ignorar mais que na escola convivem diferentes culturas, diferentes identidades, diferentes percepções da realidade que se cruzam na escola e que afetam os diferentes significados que se atribuem às coisas, ao conteúdo (LIBÂNEO; 2017). Portanto, o presente estudo tem por objetivo verificar a importância do papel da didática na prática docente e consequentemente no ensino-aprendizado de educandos de escolas do município de Araguatins-TO. O trabalho foi desenvolvido por meio de questionários aplicados em 1 (uma) escola de cada lível, no ensino fundamental, ensino médio e ensino superior, ao todo foram aplicados doze questionários, sendo em cada nível para dois professores e dois alunos. A pesquisa teve sete questões para docentes de cada modalidade na qual respondiam qual sua formação especial, bacharel ou licenciatura, seu nível de atuação na docência e sua formação atual, já para os discentes foram feitas seis questões. Após a autorização para desenvolver as pesquisas nas escolas foi possível desenvolver os questionários, a cada pergunta foi feita uma explicação prévia para os alunos e para professores, fazendo com que eles não tivessem dúvidas. Vale ressaltar que o questionário foi aplicado paras os professores e alunos das séries finais, no ensino fundamental, foram entrevistados alunos e professores do 9° (nono) ano, no ensino médio do 3° (terceiro) ano, e no ensino superior acadêmicos do 8° período. Por meio deste questionário obtivemos respostas de acordo com o aprendizado e a realidade vivida de cada um deles, seja professor ou aluno. Em relação a isso a pesquisa proposta realizada no ensino fundamental, demonstrou a ideia dos professores sobre o que é a didática levando em conta a sua contribuição na prática docente, onde na entrevista com os dois docentes da matéria de matemática o primeiro informou que a didática "contribui como profissional do ramo", e o segundo respondeu que a didática "é fundamental, pois um professor sem didática não consegue expandir as ideias dos alunos". No questionário aplicado na escola de ensino médio, perguntamos aos professores de Matemática e Filosofia qual a razão de terem escolhido o lecionar como profissão, os dois relataram que foi por falta de opção, ficando claro a ocorrência da desvalorização da docência, além disso, sobre a contribuição da Didática na graduação, citaram que a disciplina ajudou a ter uma base de como utilizar métodos em sala de aula com seus alunos. Sobre a contribuição da Didática no desenvolvimento da prática docente dos dois professores de ensino superior que responderam os questionários, foi possível perceber que as respostas tiveram um alinhamento bem próximo sobre o "real" conceito da disciplina, onde o primeiro afirmou que ela "facilita a interação entre conteúdos-aula-construção do conhecimento". O outro professor respondeu que a "Didática contribui Significativamente. Sem a Didática não há prática significativa em sala de aula". Ressaltou ainda, que "A formação docente (graduação/especialização/mestrado) não é suficiente na docência e não há didática para sua efetivação". Esses são sem dúvidas alguns dos pontos marcantes da Didática no processo educativo, e mesmo que discretamente tenham demonstrado por meio de suas respostas que o seu maior papel fosse apenas a forma facilitada de explicar um conteúdo, eles afirmaram que ela é importantíssima nas conexões dos conteúdos e aprendizagem. Com a pesquisa realizada foi possível constatar que para o processo de ensino se desencadear em uma posterior aprendizagem ele depende de muitos fatores, que incluem desde o professor ter domínio de conteúdo, até ele conseguir explicar de forma esclarecedora os conteúdos destinados em cada nível de ensino. Foi notável que o maior papel do professor é ser ponte crítica do conhecimento. Foi possível, então perceber que os diferentes níveis de ensino precisam de metodologias e avaliações diferentes para a compreensão de um determinado conteúdo em cada fase. Verificou-se que 3 (três) dos 6 (seis) professores que responderam os questionários optaram pela docência por falta de opção. As metodologias utilizadas pelos professores, em geral, foram consideradas boas pela maioria dos alunos, desde o ensino fundamental ao ensino superior. A relação professor-aluno também foi considerada boa pela maioria dos alunos e professores questionados. Sabemos que a didática ocupa-se do ensino e aprendizagem de saberes e através da presente pesquisa foi perceptível a relevância do seu papel perante a educação, levando em conta a metodologia utilizada pelos professores em sala de aula para a melhor assimilação do conteúdo exposto. Porém, algo claro foi que alguns professores não conhecem a sua verdadeira definição, e restringem seu significado apenas a uma forma mais fácil de se explicar um conteúdo. Palavras-chave: escola, professor, influência, didática Referências FELDMANN, MARINA G. Formação de professores e escola na contemporaneidade. Senac, 2009."
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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

A INFLUÊNCIA DA DISCIPLINA DE DIDÁTICA NA METODOLOGIA UTILIZADA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS DIFERENTES NÍVEIS DE EDUCAÇÃO ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE ARAGUATINS-TO A[1] Lesly Natalie Brito Araújo/ leslyaraujo.01@gmail.com /Instituto Federal de Educação Ciência e tecnologia do Tocantins -Campus Araguatins B[2] Adriana Reis Oliveira / Instituto Federal de Educação Ciência e tecnologia do Tocantins - Campus Araguatins C[3] Bianca da Silva Almeida/ Instituto Federal de Educação Ciência e tecnologia do Tocantins - Campus Araguatins C[4] Janaína Costa e Silva/ Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins - Campus Araguatins Eixo Temático: Processos de Ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes. Resumo A situação que vemos a educação no nosso país nos leva a questionar como profissionais da área ou não, que orientação nos levou a esse nível de criticidade, pois é imprescindível notar a tamanha importância da educação na formação de uma sociedade e exemplos disso vemos em nosso cotidiano. Nesse contexto, a função clássica da escola é garantir a transmissão de conhecimentos, e tem a sua importância mantida quando ressignificada, pois os conhecimentos escolares, seguindo a sua lógica, tampouco são tomadas como verdades definitivas e fechadas, a serem apresentadas aos alunos para serem assimiladas. (FELDMANN, 2009). Para que a escola realize o papel designado a ela perante a sociedade, é imprescindível que o professor exerça a sua função conforme a sua formação, a partir disso sabemos que na formação inicial do professor temos a teoria e a prática, sendo reflexiva, crítica e criadora de problemas em que servirão para o aprendizado que os acadêmicos confrontarão em sala de aula, pois no máximo a situação teórica serviria para a aprovação em concursos, seleções de mestrado e doutorado como formação profissional contínua. Por conta disso, os cursos de formação, criam um vínculo entre os saberes universitários e os programas estudantis, tornando seus saberes pedagógicos, psicológicos e sociológicos próximos a prática. Conforme a formação ideal proposta por Perrenoud et al. 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