CONCEIÇÃO, Larissa Da Fonseca. A importância do planejamento escolar. Anais VII ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/51793>. Acesso em: 22/11/2024 12:16
A Importância do planejamento escolar Larissa da Fonseca conceição [1]/ lariufrb2@gmail.com/ Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Danila Bomfim dos Santos [2]/ Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Rafael Souza Santos[3]/ Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Kelly de Santana Santana [4]/ Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Ivana Sales Santos [5]/ Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Lucas dos Santos Gois [6] Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Rildo Sena De Jesus [7] Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Eixo Temático: Formação inicial e continuada de professores. Planejamento sempre foi uma necessidade básica em qualquer área de trabalho do ser humano. E dentro das unidades escolares o ato de planejar tem grande importância, pois é através do planejamento que o professor se organizar e ministra suas aulas diárias. De acordo com Libâneo (1994) o planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos de organização e coordenação em fase dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino. Portanto, o planejamento de aula é um instrumento essencial para o professor elaborar sua metodologia conforme o objetivo a ser alcançado, tendo que ser criteriosamente adequado para as diferentes turmas, havendo flexibilidade caso necessite de alterações. É considerando que este trabalho se insere nas discussões sobre o planejamento didático e o contexto da escola, na rede pública dos anos finais apresentando resultados iniciais sobre o planejamento. O campo empírico é o Colégio Estadual Pedro Calmon, uma escola destinada aos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), na cidade de Amargosa/BA, foi entrevistada 1(uma) professora do (6º ao 9º ano) a qual utilizou-se um nome fictício para sua identificação. Sobre o conceito de educação, a professora Liz (2016) conceitua, "Educação é a força motriz que gera mudança significativa na sociedade como um todo, é a educação que possibilita ao indivíduo o conhecimento dos seus direitos e deveres e o verdadeiro cumprimento deste no âmbito social. Desta forma Arduini (1975, p.117) revela que "[...] não basta que exista educação para que um povo tenha seu destino garantido, é preciso determinar o teor educacional para que se saiba em que direção está caminhando ou deixando de caminhar uma nação". A escola pode e deve elaborar os seus planos curriculares, partindo da orientação dada pela lei ou pelos sistemas, com a finalidade de atender ás características locais e ás necessidades da comunidade. Segundo Liz (2016) "Na escola não temos uma coordenação pedagógica, e dificulta um pouco o desenvolvimento de atividades de maneira interdisciplinar e, ou multidisciplinar, no entanto há um articulador da área, que marca reuniões semanais para os professores de determinada área desenvolverem o planejamento semanal, no entanto, há algumas incompatibilidades de horários por parte de alguns docentes o que acarreta numa reunião de grupo de professores em dias e horários distintos contudo a escola informou que está buscando alternativas para que esta reunião diária ocorra com todos os docentes das áreas." O planejamento escolar é uma ferramenta usada pelos professores, que viabiliza facilitar o trabalho na sala de aula , considerando que cada turma possui um método de ensino diferente , ou seja o planejamento de uma turma pode não funcionar para outra , sendo que este planejamento ou previa tem por finalidade melhorar a qualidade do ensino podendo ocorrer mudanças. Segundo Vasconcellos (2000, p.79) o conceito de planejar fica claro, pois: [...] "Planejar é antecipar mentalmente uma ação ou um conjunto de ações a ser realizadas e agir de acordo com o previsto". Em resposta dada por Liz (2016) a respeito do planejamento a mesma ressalta que "Planejamento considerando-o de maneira ampla e geral é o ato ou efeito de planejar as ações as quais serão concretizados posteriormente." Liz (2016) ainda complementa que "conhecer o conteúdo e a turma é indispensável pois cada serie tem uma identidade e o planejamento não pode ser pensado como um todo ." desta maneira quando realizado uma indagação acerca dos conteúdos que devem ser trabalhados em sala Liz (2016) , afirma que "O conhecimento do conteúdo a ser trabalhado em cada turma possui suas peculiaridades as quais devem ser levadas em consideração no momento do planejamento da aula ". A cada experiência o docente, vai criando e modificando sua didática, assim, enriquecendo sua prática profissional e, tornando-se um profissional cada vez mais seguro, com isso o docente faz do seu planejamento uma fonte de oportunidade de reflexão e avaliação de sua prática. Em resposta dada por Liz (2016) "nem sempre o planejamento sai como é elaborado, como o próprio nome diz é um planejamento não sendo portanto algo fixo e mutável . Como descrito por Libanêo (1994, p. 225), "[...]O planejamento não assegura, por si só, o andamento do processo de ensino" [...]É preciso desconstruir a noção de planejamento como uma receita pronta, pois cada sala de aula tem uma realidade diferente". Desta maneira cabe ao docente, em conjunto com os demais profissionais na área de educação pertencentes a escola, adaptar o seu planejamento, para que seja assegurada a sua função, que é o de nortear as práticas docentes em sala de aula. O processo e o exercício de planejar constituem uma antecipação da prática, de acordo com Liz (2016) "O plano de aula é um dos elementos fundamentais do trabalho docente, sendo considerado importantíssimo, pois é o plano de aula que possibilita prever as ações por parte dos docentes em sala de aula, além disso, esta ferramenta que auxilia o professor na tomada de decisões no processo de ensino e aprendizagem.", ou seja, planejar é prever e programar as ações e os resultados desejados, possibilitando à equipe gestora a tomada de decisões. Segundo Libâneo (1994, p. 222) o planejamento tem grande importância por tratar-se de: "Um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social". O plano de aula é de fundamental importância para que a aula tenha um objetivo no processo de ensino e aprendizagem, Liz (2016) afirma que "O ambiente da escola é propício a participação e desenvolvimento de projetos por parte dos professores, no sentido de, a escola pode auxiliar no que for necessário." Desta forma Libâneo (2007, p. 316) conceitua organização como "dispor de forma ordenada, dar uma estrutura, planejar uma ação e prover as condições necessárias para realizá-la". É importante que a escola e os docentes se organizem para que uma ação possa se concretizar, pois uma vez que na escola há uma organização, é muito mais simples para que o objetivo do planejamento seja executado. Palavras-chave: Educação, Planejamento, professores, contexto escolar. Referências ARDUINI, J. Antropologia: ousar para reinventar a humanidade. São Paulo: Paulus, 2002. GAMA, A. S.; FIGUEIREDO, S. A. O planejamento no contexto escolar. Disponível em: . Acesso em 12/07/2016. VASCONCELLOS, C. S. Planejamento Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico. Ladermos Libertad. São Paulo, 2000.