DIFICULDADES NO APRENDIZADO DE ÁLGEBRA E ESTRATÉGIAS PARA A SUA APRENDIZAGEM
"2018-12-03 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 51699 "edicao_id" => 104 "trabalho_id" => 232 "inscrito_id" => 55311 "titulo" => "DIFICULDADES NO APRENDIZADO DE ÁLGEBRA E ESTRATÉGIAS PARA A SUA APRENDIZAGEM" "resumo" => "Este trabalho resulta de um projeto desenvolvido no Ensino Fundamental e objetiva investigar as dificuldades dos alunos do sétimo ano de uma escola de ensino fundamental do município de Porteiras em relação à aprendizagem de álgebra, dificuldades estas que provavelmente iniciaram na introdução ao pensamento algébrico, uma vez que tal processo representa uma transição entre o que era manipulado pelo discente como concreto e que passa, então, para a abstrata incógnita. Para atingir o nosso objetivo realizamos uma investigação qualitativa que teve o questionário como procedimento de coleta e analisamos os dados por meio de análise interpretativa com uso de gráficos. Utilizamos as leituras de Araújo (2008), Lamonato e Passos (2011), Peça (2012) dentre outros como fundamentação teórica do nosso texto. A partir das respostas dos alunos, percebemos que eles apresentam muita dificuldade na introdução ao pensamento algébrico e é observável a falta de conhecimento do conteúdo. Um dos fatores que sobressaiu é que os alunos relataram que esses conhecimentos não serviriam para eles, pois eles não o usariam no dia-a-dia. Assim, concluímos que os alunos necessitam de que os conhecimentos de álgebra sejam melhor vivenciado, uma vez que não conseguem resolver uma simples equação algébrica, e isso é um problema que afeta na aprendizagem dos alunos no Ensino Médio e, mais tarde, na vida acadêmica. Palavras-chave: Álgebra, Dificuldades de aprendizagem, Ensino de matemática." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "443-55311-28112018-205731.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:41" "updated_at" => "2020-08-11 17:16:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "Maria Heloisa Félix da Silva" "autor_nome_curto" => "Maria" "autor_email" => null "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-enalic" "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018" "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png" "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 51699 "edicao_id" => 104 "trabalho_id" => 232 "inscrito_id" => 55311 "titulo" => "DIFICULDADES NO APRENDIZADO DE ÁLGEBRA E ESTRATÉGIAS PARA A SUA APRENDIZAGEM" "resumo" => "Este trabalho resulta de um projeto desenvolvido no Ensino Fundamental e objetiva investigar as dificuldades dos alunos do sétimo ano de uma escola de ensino fundamental do município de Porteiras em relação à aprendizagem de álgebra, dificuldades estas que provavelmente iniciaram na introdução ao pensamento algébrico, uma vez que tal processo representa uma transição entre o que era manipulado pelo discente como concreto e que passa, então, para a abstrata incógnita. Para atingir o nosso objetivo realizamos uma investigação qualitativa que teve o questionário como procedimento de coleta e analisamos os dados por meio de análise interpretativa com uso de gráficos. Utilizamos as leituras de Araújo (2008), Lamonato e Passos (2011), Peça (2012) dentre outros como fundamentação teórica do nosso texto. A partir das respostas dos alunos, percebemos que eles apresentam muita dificuldade na introdução ao pensamento algébrico e é observável a falta de conhecimento do conteúdo. Um dos fatores que sobressaiu é que os alunos relataram que esses conhecimentos não serviriam para eles, pois eles não o usariam no dia-a-dia. Assim, concluímos que os alunos necessitam de que os conhecimentos de álgebra sejam melhor vivenciado, uma vez que não conseguem resolver uma simples equação algébrica, e isso é um problema que afeta na aprendizagem dos alunos no Ensino Médio e, mais tarde, na vida acadêmica. Palavras-chave: Álgebra, Dificuldades de aprendizagem, Ensino de matemática." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "443-55311-28112018-205731.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:41" "updated_at" => "2020-08-11 17:16:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "Maria Heloisa Félix da Silva" "autor_nome_curto" => "Maria" "autor_email" => null "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-enalic" "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018" "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png" "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }