Lima, Eduardo Monteiro. Inclusão social: desafios no campo educacional. Anais VII ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/51698>. Acesso em: 13/11/2024 08:05
O processo de exclusão social não é novo no Brasil. Vem do período Colonial que perdurou mais de três séculos. Daí advém um longo movimento de luta pela inclusão social. Esta luta se expressa principalmente por meio da educação, da diversidade, da inclusão social assim como na relação entre a educação, as culturas populares e os movimentos sociais. A ideia é romper com o ciclo vicioso de privação dos direitos por parte de determinados indivíduos ou de grupos sociais em diversos âmbitos da estrutura social. Marginalizadas e submetidas a condições aviltantes as pessoas têm seus direitos negados. Neste sentido, este trabalho consiste em uma análise referente ao processo de inclusão educacional por meio da acessibilidade, da adequação da estrutura física de uma escola da rede pública de ensino em Maceió-AL. Em tal sentido, este trabalho buscou apontar as dificuldades e desafios que são inerentes à política educacional de inclusão, tendo em vista a desinformação e o preconceito que envolvem o tema. Além do mais não há formação específica para inserção dessa temática nos cursos de formação de professores da educação básica, o que só aprofunda as barreiras para a efetividade da política. O principal desafio constatado pelo trabalho encontra-se na área de formação inicial e continuada do docente da educação básica, considerando que se não houver uma correta abordagem da temática os professores tendem a rejeitar essa política, desconstruindo-a no processo de implementação dentro da escola. Palavras-chave: Política Educacional. Inclusão Social. Acessibilidade.