O presente trabalho tem como proposta apresentar um estudo sobre a utilização do jogo de xadrez dentro do contexto escolar, no qual se buscou analisar sua utilização como importante ferramenta didática para o auxílio do rendimento dos alunos em matemática. Em parceria com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, que constitui-se por uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, a qual oferece fomento a projetos dos cursos de licenciatura para que seus acadêmicos exerçam atividades referentes à prática profissional em escolas estaduais da rede, visando promover a integração entre teoria e prática e a experiência docente. Neste programa, o curso de licenciatura em Pedagogia possuia o subprojeto de Gestão Escolar pelo qual contava com a participação de 14 bolsistas que foram orientados a trabalhar dentro de uma metodologia diversificada, que buscava alternativas didáticas como o jogo de xadrez, para contribuir no processo de ensino aprendizagem dos alunos na escola parceira do subprojeto. Deste modo, os bolsistas do programa elaboraram atividades para atender às necessidades educacionais dos alunos, utilizando-se da ludicidade como uma alternativa para estimular o interesse e a motivação. Esta pesquisa apresenta os resultados sobre a contribuição da prática de xadrez como uma ferramenta pedagógica para auxiliar no rendimento escolar em matemática, tendo como objetivo geral: desenvolver oficinas de xadrez de forma lúdica para auxiliar no desempenho da disciplina de Matemática aplicada aos alunos do primeiro ano do Ensino Médio da Escola Cel. Sarmento em Belém- PA. O estudo encontra-se divido em três tópicos: o primeiro refere-se ao contexto histórico do jogo do xadrez e sua inserção no contexto escolar; o segundo, a respeito da contribuição do jogo para a motivação no processo de ensino aprendizagem e o terceiro, ao xadrez como ferramenta pedagógica utilizada como facilitadora no processo de ensino aprendizagem da matemática e consequente elevação do rendimento escolar. Sendo assim, a pesquisa apresenta como base teórica os seguintes autores: Castro (1994) e Tirado & Silva (1995), os quais abordam o contexto histórico do jogo do xadrez e sua inserção no contexto escolar. Machado (1998) e Correa (2014) apresentam o jogo no contexto escolar para motivação no processo de ensino aprendizagem; Silva (2002), Lara (2005) apontam o xadrez como proposta pedagógica para o rendimento escolar em matemática. No desenvolvimento metodológico, utilizou-se uma abordagem qualitativa com enfoque descritivo, no qual aplicou-se um questionário semiestruturado, com dez questões semiabertas, a cerca de 30 alunos, que participavam das oficinas de xadrez. O questionário aplicado com os alunos das turmas 1005 e 1006 da Escola Estadual Coronel Sarmento, objetivou analisar a contribuição das oficinas de xadrez ao desenvolvimento cognitivo desses alunos, em especifico aos conhecimentos trabalhados na disciplina de matemática. Para a análise dos resultados, as perguntas foram relacionadas a três categorias: Os benefícios do xadrez, a motivação através do jogo e a contribuição no processo de ensino e aprendizagem. Os resultados revelam que a prática do xadrez contribuiu de forma relevante ao desenvolvimento do estudante, pois se tornou um importante instrumento pedagógico e motivacional para a disciplina de matemática. Portanto, em sinergia com a literatura e análise do instrumento utilizado na pesquisa, evidenciou-se que a prática do jogo de xadrez da Escola Estadual contribuiu significativamente para o desenvolvimento escolar do estudante. Dessa forma, concluiu-se que promover projetos como este, é cada vez mais importante dentro da escola, visto que as demandas aumentam pela busca de novos meios de intervenções e pela busca de soluções para minimização das problemáticas presente na realidade escolar, como o índice de baixo desempenho em matemática. Logo, o xadrez apresenta-se como uma alternativa interessante para promover ações de motivação junto aos alunos, a fim de superar suas dificuldades e seus limites referentes à aprendizagem.