Resumo Esta pesquisa foi realizada com famílias e educandos do 2º ano do Ensino Médio, da EFA Ibiapaba, com o objetivo de analisar o impacto da leitura, segundo a concepção da professora e dos educandos. Nesse sentido, procuramos conhecer a trabalho com a leitura aplicada pelo projeto Círculo da Leitura e como os professores vêem essa prática pedagógica. As informações adquiridas no estudo poderão contribuir para o resgate dos fatores que levam a promoção do gosto pela leitura, além da percepção acerca das contribuições dessas atividades dentro do ensino aprendizagem. A metodologia se deu com observação participante e depoimentos dos educandos e familiares sobre as contribuições da prática de leitura individual e coletiva de maneira sistemática. Os resultados apontam que a promoção de leitura no cotidiano escolar, por meio de livros de diferentes gêneros, vem contribuindo para formação de leitores e para as práticas de discussão e reflexão na escola e na família, além de incentivar mudanças no estudo para aprendizagem significativa. Referências FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. ______. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 2017. GADOTTI, M. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre. Ed. Artes Médicas, 1995. TEBEROSKY, A.; COLOMER, T. Aprender a ler e a escrever: uma proposta construtivista. Porto Alegre: Artmed, 2003.