O uso de memes como ferramenta facilitadora da aprendizagem de física no Ensino Fundamental Audaiza Pereira Gomes [1] / audaizagomes@gmail.com/ Universidade Federal do Cariri Francione Charapa Alves [2] / / francione.alves@ufca.edu.br/ Universidade Federal do Cariri Maria Luiza Rodrigues Pereira [3] / luizapereira199608@gmail.com/Universidade Federal do Cariri Eixo Temático: Processos de Ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes Agência Financiadora: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/CAPES Resumo Este trabalho apresenta uma ferramenta inovadora que pode ajudar na aprendizagem do aluno, facilitando o entendimento dos conteúdos da disciplina de física em um curto intervalo de tempo. Objetiva analisar o uso de memes nas aulas de física e sua contribuição para melhorar o aprendizado. Por causa da facilidade que as mensagens dos memes encontram de se propagarem, o que pode ser devido ao seu caráter humorístico, os memes possuem um grande potencial de utilização na educação escolar (GONÇALVES et. al. 2015). O tema foi escolhido baseado em algumas pesquisas feitas nas redes sociais sobre essa propagação de informações de vários conteúdos, atingindo todos os públicos, principalmente, os jovens estudantes. Estes por sua vez deixam de estudar para acessar e acompanhar o mundo virtual, incluindo páginas da internet a procura de diversão e interação, compartilhando e marcando amigos nesses meios de linguagem (memes). Isso pode ser confirmado pela quantidade de curtidas e alcances que páginas relacionadas ao tema memes, têm por dia, chegam a milhões. Como quase todos os jovens estudantes nessa faixa etária de 13 a 14 anos do nono ano do ensino fundamental têm acesso as novas tecnologias, conhecem os memes e até demais, alguns são administradores de páginas com tal conteúdo, outros até mesmo criam os memes, seria uma ideia interessante e interativa de usar essa linguagem para trabalhar a física em sala de aula. Considerada uma das mais difíceis disciplinas do nono ano, o meme seria uma ferramenta que possibilitaria através da facilidade de entendimento em curto tempo, um aprendizado eficaz, pois usando a linguagem que grande maioria tem acesso, facilitaria assim, a interatividade, curiosidade e motivação por parte dos alunos, que tem grande dificuldade com esta disciplina. A pesquisa feita foi de cunho qualitativo. Realizamos uma pesquisa exploratória e bibliográfica baseada nas mídias influenciadoras e na qualidade do ensino através do uso de um efêmero da internet o meme. Utilizamos os textos de Gonçalves e Gonçalves (2015), Dionísio (2011), Barbosa (2017), Felcher e Folmer (2018), dentre outros. A partir das dificuldades observadas em sala de aula, onde há grande dificuldade de aprendizagem e entendimento dos conteúdos da física, as vezes até desinteresse e desmotivação por parte dos alunos, além de um julgamento da disciplina como uma das mais difíceis, veio a ideia de uma proposta didática inovadora, de fácil acesso e inclusão, o uso de uma linguagem diferente nas aulas de física, o meme. Esses memes foram levados para o aluno, bem como outros criados por eles, expostos em redes sociais, a cada conteúdo houve memes relacionados ao tema, para assim, facilitar e haver uma fixação do conteúdo com qualidade. Os memes foram usados também para associação, fixar fórmulas, mensagens reflexivas, cálculos com humor, diversas foram as possibilidades de usar esta ferramenta para a aprendizagem de conhecimentos, informações com um caráter humorístico, porém sério. Esta proposta didática ofereceu a oportunidade dos alunos usarem algo no qual já tinham um prévio conhecimento, através das redes sociais e acesso a internet, porém dessa vez saindo do mundo virtual e navegando na realidade com tamanha facilidade que navega nas redes. Percebemos que os alunos aprovaram este método pedagógico, eles se divertiram aprendendo e desejaram assim a inclusão desse método nas aulas tanto de física como de outras disciplinas, que além de criativa, despertou a curiosidade do aluno, a vontade de interagir participando das aulas. Concluímos também que houve um bom rendimento, a didática além de aceita por alunos e professor, poderá ter continuidade e ser adotada por outros docentes. Palavras-chave: Ensino, Memes, Metodologias. Referências BARBOSA, KLEYSON. Os 198 maiores memes do Brasil. São Paulo, 2017. DAWKINS, RICHARD. O Gene Egoísta. Trad. Geraldo Florsheim, Belo Horizonte: Editora Itatiaia; São Paulo: Universidade da Universidade de São Paulo, 1978 DIONÍSIO, A. P. Gêneros textuais e multimodalidade. In: KARWOSKI, A. M.; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. S. (Orgs.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. 4. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2011. OTT FERCHER, Carla Denize; FOLMER, Vanderlei. A criação de memes pelos estudantes: uma possibilidade para aprender matemática. Revista Tecnologias na Educação, Ano 10, n./ v. 25, Julho 2018. GONÇALVES, P.G.F., GONÇALVES, C. J. S. L. Um retrato da matemática segundo os memes: potencialidade para o ensino-aprendizagem. Revista Tecnologias na Educação, Ano 7, n.13, Dezembro 2015. GONÇALVES, C. J. S. L; LIMA, A. M. P.; LIMA, E. N. P. Os memes e a mediação no ensino de leitura. In: COLÓQUIO NACIONAL DE HIPERTEXTO, 2015, Fortaleza. 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