Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A UTILIZAÇÃO DA INTERNET COMO APOIO AO ENSINO E APRENDIZADO DE DISCIPLINAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I

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    "resumo" => "A UTILIZAÇÃO DA INTERNET COMO APOIO AO ENSINO E APRENDIZADO DE DISCIPLINAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I Elielton Pereira de Santana [1] /elielton24021996@gmail.com /IFTO - Campus Araguatins Claudiany Calaça de Sousa [2] /IFTO - Campus Araguatins Karoline Araújo Nascimento [3] /IFTO - Campus Araguatins Ramasio Ferreira de Melo [4] /IFTO - Campus Araguatins Adeilson Marques da Silva Cardoso [5] /IFTO - Campus Araguatins Eixo Temático: Processos de Ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes. Agência Financiadora: CAPES - Residência pedagógica. Resumo A internet possui um grande acervo de informações, que facilita grandemente a busca por determinado assunto.Para Pereira et. Al (2012) tecnologias, como a internet, permite um fácil acesso à diversas informações rapidamente. É de grande importância que os alunos saibam lidar com os recursos disponíveis hoje e que além de tudo possam utilizar de forma produtiva. Segundo Moran (2004, p.9-10) "A internet e as novas tecnologias estão trazendo novos desafios pedagógicos para as universidades e escolas. Os professores, em qualquer curso presencial, precisam aprender a gerenciar vários espaços e a integrá-los de forma aberta, equilibrada e inovadora.". O presente trabalho tem como finalidade relatar as experiências ao utilizar a internet como uma ferramenta de apoio no processo de ensino e aprendizado das disciplinas básicas do ensino fundamental I. Diante disto, propôs-se adotar novas metodologias que integrassem recursos tecnológicos, em específico a internet, de maneira a prender a atenção do aluno e o instigá-lo a aprender. Para Silva (2014), a escola deve utilizar a tecnologia como um recurso de avanço e suporte, aguçando a curiosidade do aluno e levando-o a buscar novos conhecimentos, compreendendo assuntos que estão atrelados em seu meio de convivência que é totalmente ligado ao meio tecnológico. Para alcançar os objetivos da pesquisa, este trabalho buscou como metodologia a pesquisa-ação, pois segundo Maldaner (2013), a mesma está voltada para a resolução de um problema ou para o suprimento de uma necessidade, envolvendo o pesquisador e a comunidade pesquisada. A pesquisa foi realizada durante o período de regência do estágio supervisionado I, tendo como população alunos de uma turma de 5° ano do ensino fundamental nas disciplinas de Informática básica, Geografia, História e Ciência. Quanto a metodologia de ensino, optou-se por elaborar aulas cognitivas e dialogadas e em seguida utilizar como ferramenta de apoio a internet, levando os alunos a aprimorarem os seus conhecimentos em relação ao que foi estudado. Em informática básica foi realizado um momento de ambientação, trazendo uma melhor afinidade com a turma e facilidade no decorrer das aulas. Os alunos trabalharam durante as aulas digitação e formatação de textos em paralelo com conteúdo da língua portuguesa como sinais de pontuação. Os conteúdos de digitação e pontuação foram trabalhados no programa "Digicerto Master" que é um software específico para o aprendizado de digitação e habilidades no manuseio do teclado. Para trabalhar a formatação de textos, utilizou-se a internet como ferramenta de apoio, assim foi possível ensinar aos alunos como realizar pesquisas, como acessar site, como selecionar um texto, como copiar o conteúdo do site e como colá-lo em um editor de texto. Na disciplina de Geografia os alunos estudaram as localizações geográficas de cidades e bairros. As primeiras aulas foram trabalhadas com o uso do livro didático, explicando os conteúdos e respondendo exercícios, logo para tornar o aprendizado mais dinâmico e eficaz, utilizou-se a internet para acessar o serviço de mapas Google Earth, este serviço possibilita a visualização de várias localidades ao redor do planeta, incluindo as paisagens naturais, ruas, construções, e etc. Nas aulas de história boa parte dos conteúdos foram trabalhados em sala utilizando apenas o livro didático, em virtude da não disponibilidade do laboratório nos horários das aulas, assim buscava-se utilizar parte dos horários da disciplina de geografia para realizar pesquisas sobre os assuntos estudados em sala, permitindo assim a complementação do aprendizado. Para a disciplina de ciência foi realizada uma dinâmica com os alunos, para reforçar o estudo sobre "Sistema circulatório" e logo após complementar o que foi aprendido com pesquisas na internet e vídeos no Youtube. Os resultados permitiram a visualização positiva na utilização da internet como apoio ao ensino, pois a partir das observações foi possível constatar o interesse dos alunos em realizar as atividades propostas em cada disciplina. Dessa forma, pode-se concluir que a utilização da internet como apoio ao processo de ensino e aprendizado, pode proporcionar um conhecimento mais completo, uma vez que ela dispõe de uma variedade de recursos que podem facilitar o trabalho do professor e o aprendizado do aluno. Em concordância com Moran (2004, p. 2) "as tecnologias sozinhas não mudam a escola, mas trazem mil possibilidades de apoio ao professor e de interação com e entre os alunos.". Palavras-chave: Educação, Internet, Ensino fundamental, tecnologia Referências Maldaner, Jair José. Comunicação Científica. Cuiabá: UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso, 2013. Moran, José Manuel. Os novos espaços de atuação do professor com as tecnologias. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n.12, p.13-21, maio/ago. 2004. Pereira, M. B.; Souza, A. G.; Peixinho, K. F. M. A utilização da internet como ferramenta de aprendizagem: o professor como inovador educacional, disponível em: , Acesso em: 12 jun. 2017. Silva, Rosa Danielle de Santana. Nativos e imigrantes digitais no contexto educacional. 2014. Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. Disponível: < http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9711>. Acesso em: 15 mai. 2018."
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É de grande importância que os alunos saibam lidar com os recursos disponíveis hoje e que além de tudo possam utilizar de forma produtiva. Segundo Moran (2004, p.9-10) "A internet e as novas tecnologias estão trazendo novos desafios pedagógicos para as universidades e escolas. Os professores, em qualquer curso presencial, precisam aprender a gerenciar vários espaços e a integrá-los de forma aberta, equilibrada e inovadora.". O presente trabalho tem como finalidade relatar as experiências ao utilizar a internet como uma ferramenta de apoio no processo de ensino e aprendizado das disciplinas básicas do ensino fundamental I. Diante disto, propôs-se adotar novas metodologias que integrassem recursos tecnológicos, em específico a internet, de maneira a prender a atenção do aluno e o instigá-lo a aprender. Para Silva (2014), a escola deve utilizar a tecnologia como um recurso de avanço e suporte, aguçando a curiosidade do aluno e levando-o a buscar novos conhecimentos, compreendendo assuntos que estão atrelados em seu meio de convivência que é totalmente ligado ao meio tecnológico. Para alcançar os objetivos da pesquisa, este trabalho buscou como metodologia a pesquisa-ação, pois segundo Maldaner (2013), a mesma está voltada para a resolução de um problema ou para o suprimento de uma necessidade, envolvendo o pesquisador e a comunidade pesquisada. A pesquisa foi realizada durante o período de regência do estágio supervisionado I, tendo como população alunos de uma turma de 5° ano do ensino fundamental nas disciplinas de Informática básica, Geografia, História e Ciência. 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Comunicação Científica. Cuiabá: UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso, 2013. Moran, José Manuel. Os novos espaços de atuação do professor com as tecnologias. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n.12, p.13-21, maio/ago. 2004. Pereira, M. B.; Souza, A. G.; Peixinho, K. F. M. A utilização da internet como ferramenta de aprendizagem: o professor como inovador educacional, disponível em: , Acesso em: 12 jun. 2017. Silva, Rosa Danielle de Santana. Nativos e imigrantes digitais no contexto educacional. 2014. Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. Disponível: < http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9711>. Acesso em: 15 mai. 2018."
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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

A UTILIZAÇÃO DA INTERNET COMO APOIO AO ENSINO E APRENDIZADO DE DISCIPLINAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I Elielton Pereira de Santana [1] /elielton24021996@gmail.com /IFTO - Campus Araguatins Claudiany Calaça de Sousa [2] /IFTO - Campus Araguatins Karoline Araújo Nascimento [3] /IFTO - Campus Araguatins Ramasio Ferreira de Melo [4] /IFTO - Campus Araguatins Adeilson Marques da Silva Cardoso [5] /IFTO - Campus Araguatins Eixo Temático: Processos de Ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes. Agência Financiadora: CAPES - Residência pedagógica. Resumo A internet possui um grande acervo de informações, que facilita grandemente a busca por determinado assunto.Para Pereira et. Al (2012) tecnologias, como a internet, permite um fácil acesso à diversas informações rapidamente. É de grande importância que os alunos saibam lidar com os recursos disponíveis hoje e que além de tudo possam utilizar de forma produtiva. Segundo Moran (2004, p.9-10) "A internet e as novas tecnologias estão trazendo novos desafios pedagógicos para as universidades e escolas. Os professores, em qualquer curso presencial, precisam aprender a gerenciar vários espaços e a integrá-los de forma aberta, equilibrada e inovadora.". O presente trabalho tem como finalidade relatar as experiências ao utilizar a internet como uma ferramenta de apoio no processo de ensino e aprendizado das disciplinas básicas do ensino fundamental I. Diante disto, propôs-se adotar novas metodologias que integrassem recursos tecnológicos, em específico a internet, de maneira a prender a atenção do aluno e o instigá-lo a aprender. Para Silva (2014), a escola deve utilizar a tecnologia como um recurso de avanço e suporte, aguçando a curiosidade do aluno e levando-o a buscar novos conhecimentos, compreendendo assuntos que estão atrelados em seu meio de convivência que é totalmente ligado ao meio tecnológico. Para alcançar os objetivos da pesquisa, este trabalho buscou como metodologia a pesquisa-ação, pois segundo Maldaner (2013), a mesma está voltada para a resolução de um problema ou para o suprimento de uma necessidade, envolvendo o pesquisador e a comunidade pesquisada. A pesquisa foi realizada durante o período de regência do estágio supervisionado I, tendo como população alunos de uma turma de 5° ano do ensino fundamental nas disciplinas de Informática básica, Geografia, História e Ciência. Quanto a metodologia de ensino, optou-se por elaborar aulas cognitivas e dialogadas e em seguida utilizar como ferramenta de apoio a internet, levando os alunos a aprimorarem os seus conhecimentos em relação ao que foi estudado. Em informática básica foi realizado um momento de ambientação, trazendo uma melhor afinidade com a turma e facilidade no decorrer das aulas. Os alunos trabalharam durante as aulas digitação e formatação de textos em paralelo com conteúdo da língua portuguesa como sinais de pontuação. Os conteúdos de digitação e pontuação foram trabalhados no programa "Digicerto Master" que é um software específico para o aprendizado de digitação e habilidades no manuseio do teclado. Para trabalhar a formatação de textos, utilizou-se a internet como ferramenta de apoio, assim foi possível ensinar aos alunos como realizar pesquisas, como acessar site, como selecionar um texto, como copiar o conteúdo do site e como colá-lo em um editor de texto. Na disciplina de Geografia os alunos estudaram as localizações geográficas de cidades e bairros. As primeiras aulas foram trabalhadas com o uso do livro didático, explicando os conteúdos e respondendo exercícios, logo para tornar o aprendizado mais dinâmico e eficaz, utilizou-se a internet para acessar o serviço de mapas Google Earth, este serviço possibilita a visualização de várias localidades ao redor do planeta, incluindo as paisagens naturais, ruas, construções, e etc. Nas aulas de história boa parte dos conteúdos foram trabalhados em sala utilizando apenas o livro didático, em virtude da não disponibilidade do laboratório nos horários das aulas, assim buscava-se utilizar parte dos horários da disciplina de geografia para realizar pesquisas sobre os assuntos estudados em sala, permitindo assim a complementação do aprendizado. 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