Nas últimas décadas, a educação à distância começou a estar mais presente nos interesses
pedagógicos e, consequentemente, a fazer parte das intenções de possibilitar formas a de ensino mais
abrangentes. Nesse contexto, os idosos, população que cresce a cada ano, aguçam a percepção para seu
potencial de continuar e/ou recomeçar a vida acadêmica, tanto para aqueles que tenham como crença
as possibilidades de ascensão quanto para os que, em algum momento, interromperam os estudos, seja
em nível de graduação ou pós-graduação. Este trabalho objetiva Conhecer o contexto da Educação a
distância no cenário de Educação Especial e Inclusiva para a pessoa idosa, além de apontar algumas
abordagens sobre educação a distância e as peculiaridades dessa forma de ensino. Ademais, visa
mostrar a Educação a Distância como metodologia de inclusão. Esse tipo de ensino vem trazendo
novos rumos para aqueles que não tiveram a oportunidade de frequentar os cursos pretendidos, por
falta de estrutura, oferta local, entre outros fatores que podem estar relacionados. Por isso, o olhar para
o segmento idoso deve estar focado nas especificidades que possibilitem de fato a inclusão e a
participação nessa modalidade de ensino. Como metodologia, usou-se a pesquisa bibliográfica e
documental, apoiando-se em artigos e bases de dados. Na perspectiva do aluno idoso, são apresentadas
algumas dificuldades, percebidas por eles como barreiras. Embora seja comum o uso da tecnologia no
cotidiano das pessoas, para esse segmento da população, não é uma realidade muito frequente. O medo
vem pelo desconhecido, pelo que surge como método diferente