O artigo apresenta resultados da Pesquisa Diagnóstica das Ações de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos no Estado do Ceará, realizada em 2012 que teve como objetivo geral analisar as ações da EJA desenvolvidas nas redes públicas de ensino e na sociedade civil, no período compreendido entre 2000 a 2011. A pesquisa objetivou: a) levantar dados de escolarização da população jovem e adulta; b) identificar características da oferta da EJA nas redes públicas de ensino e na sociedade civil; c) mapear os principais desafios para o avanço da EJA no Ceará; c) identificar a qualidade da EJA ofertada, a partir das propostas político-pedagógicas. Ela foi realizada em parceria do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos, História e Memória (NEJAHM-UFC) com a Secretaria de Educação Básica do Ceará, com financiamento do FNDE, através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (SECADI – MEC). Para realizarmos o diagnóstico da EJA no Ceará, coletamos alguns dados através de questionários, observações da escola e sala de aula, grupos focais, entrevistas com secretários de educação dos municípios pesquisados e entrevistas de aprofundamento que se fizeram necessárias ao longo do trabalho de campo. Os sujeitos da pesquisa foram: 34 secretários municipais de educação, 36 coordenadores de EJA, 36 Gestores do Programa Brasil Alfabetizado (PBA), 32 gestores de CEJA, 1.144 professores de EJA, 374 professores do PBA, 1.715 alunos de EJA e 380 alunos do PBA. As análises feitas ao longo dessa investigação atestam a importância da educação de jovens e adultos para a ampliação das oportunidades educacionais, principalmente para jovens, adultos e idosos do estado do Ceará que anteriormente não tiveram acesso a tais experiências de escolarização. A pesquisa permite concluir que a realização desse conjunto de iniciativas impõe ao governo estadual a efetivação de ações na perspectiva de uma articulação dos níveis federal, estadual e municipal em diálogo com a sociedade civil, que envolvam os programas existentes no exercício pleno do regime de colaboração, dando-lhes uma conformação de totalidade concreta pensada, objetivamente comprometida com o enfrentamento da situação do analfabetismo no estado.