Artigo Anais III JOIN / Edição Brasil

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

USO DO LÚDICO PARA DEMONSTRAÇÃO DIDÁTICA DE MUDANÇAS ESTRUTURAIS DOS COMPOSTOS INTERMEDIÁRIOS DA GLICÓLISE

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Publicado em 12 de outubro de 2017

Resumo

Muitos assuntos em bioquímica, como os de metabolismo, possuem uma maior dificuldade de compreensão devido às complexas vias de reações. Por esse motivo, esses assuntos tornam-se “decorativos” não sendo totalmente compreendidos pelos alunos. É comum reclamações entre os discentes acerca de assuntos extensos e complexos. Afirmam não conseguirem compreendê-lo por completo. O lúdico é, por muitas vezes, o meio pelo o qual os professores utilizam em suas aulas, para enriquecer e facilitar o aprendizado dos alunos. Isso tem se tornado uma eficaz ferramenta nas mãos dos docentes, uma vez que, tem sido utilizado para reduzir falhas que possam ser encontradas durante a aprendizagem desses assuntos. A montagem do modelo didático foi feita a partir de peças de encaixe do tipo macho e fêmea (Pinos mágicos- Elka), feitas de material plástico, com diversas cores e números de encaixes. As peças do jogo foram facilmente adquiridas em lojas de brinquedos. Além disso, foram utilizados botões plásticos que encaixaram nas peças como complemento durante a montagem. Cada montagem de peças representou uma estrutura presente em cada uma das 10 etapas da glicólise. Onde cada peça representava um elemento contido na molécula. Os botões também foram usados para reproduzir a adição ou perda de fosfato, ATP (Adenosina Tri-fosfato) ou molécula de água. A modificação feita em cada peça representa as modificações que ocorrem durante o processo na quebra da glicose, até chegar ao seu produto final, o piruvato. A idéia do projeto é ter a aplicação feita em duas etapas. Primeiramente, será ministrada uma aula expositiva com o tema glicólise e após a aula será aplicado um questionário contendo cinco questões sobre o conteúdo. Com isso, teremos nossa primeira avaliação prévia da construção do conhecimento do aluno a partir de uma aula expositiva. Em outro momento, outra explicação do conteúdo será feita a partir o modelo didático construído, e após a demonstração didática das modificações que ocorre na molécula de glicose durante a glicólise, será aplicado um segundo questionário, onde os próprios alunos irão avaliar o modelo utilizado e sua eficácia. Também será aplicado um terceiro questionário, semelhante ao primeiro, para avaliar o processo de construção do conhecimento desde o primeiro momento até o final da aplicação e como o modelo didático pode influenciar nesse processo. Para análises dos dados obtidos e confecção dos gráficos e tabelas foi utilizado o programa Microsoft Office Power Point 2007 e Microsoft Office Excel 2007. Como resultado observou-se que na primeira parte da aplicação, os alunos tiveram um índice de erros maior do que o de acertos, após aplicação do modelo didático o resultado inverteu, mostrando um maior índice de acertos. Com isso, podemos ver que o uso de modelos didáticos pode configurar-se em ferramentas enriquecedoras no ensino, uma vez que, o uso desses recursos auxilia o aluno a visualizar conteúdos que, por muitas vezes, recorrem ao abstrato e ajudam no processo de aprendizagem.

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