O trabalho apresenta algumas reflexões sobre as interfaces da formação do professor com o uso das tecnologias na sala de aula. A abordagem pauta-se nas percepções de um grupo de 20 docentes de Matemática e de Física, participantes de um curso de formação continuada, intitulado: “Integrando a Física e a Matemática no Ensino Médio por meio de Recursos Tecnológicos”, organizado por um grupo de professores pesquisadores e bolsistas de Pesquisa de uma Instituição de Ensino Superior do interior do RS/Brasil. O objetivo foi auxiliar os professores da Educação Básica no uso de recursos computacionais em seu fazer pedagógico, bem como explorar as potencialidades das ferramentas para o ensino da Matemática e de Física, além de discutir a integração de softwares e aplicativos nas suas práticas pedagógicas. Quanto à metodologia, optou-se pela qualitativa e, do ponto de vista dos procedimentos técnicos, pode-se classificar o estudo em pesquisa–ação, que, foi subsidiada por relatórios, questionários, gravações de áudio e vídeo e socialização das respectivas práticas desenvolvidas pelos mesmos. Durante as formações, os participantes foram instigados a experenciar atividades com o uso de aplicativos selecionados pelos pesquisadores, porém, aleatórios para os docentes, onde estes exploravam e propunham suas próprias atividades a partir do potencial identificado no aplicativo ou software. Neste sentido, foi possível perceber, durante o curso ofertado, a motivação e o interesse do grupo de professores no decorrer da exploração das atividades, e a vontade que ambos possuem de desenvolvê-las em práticas. Os resultados apontam para uma inserção gradual das ferramentas a partir de vivências que estimulem o melhor aproveitamento das potencialidades dos aplicativos e softwares a partir das experiências exitosas que estes profissionais tiveram.