Este estudo tem como finalidade apresentar os avanços teórico-metodológicos na área da alfabetização que visam minimizar o fenômeno do fracasso escolar, bem como compreender e refletir as causas desse fenômeno e quais caminhos poder-se-á seguir para sanar tal problema em uma das escolas públicas de Parnaíba/PI. Assim como a alfabetização e o letramento são processos que caminham juntos, inicia-se nossa discussão teórica, traçando uma contextualização sobre as leis que regem a educação, e os processos de apropriação da leitura e escrita. Utilizou-se como metodologia de pesquisa o estudo exploratório, abordagem qualitativa, pois esse método possibilita captar um olhar mais subjetivo daqueleTs que fazem parte do estudo. Na prática, observa-se, aplica-se questionários, realiza-se entrevistas e aplica-se testes com alunos e professores das séries iniciais do Ensino Fundamental. O referencial teórico baseia-se nas teorias de Soares, Ferreiro e Teberosky e André. Soares, entre outros, possibilitou um conhecimento teórico que serviu como alicerce para a fundamentação de conceitos que envolvem o alfabetizar letrando e as teorias explicativas que existem sobre o fracasso escolar. Este estudo contribuirá para um repensar do educador atuante nas classes de alfabetização, onde o mesmo refletirá sobre sua prática pedagógica, podendo reconstruí-la. Os resultados da pesquisa apontam que a sociedade deve se conscientizar de que a educação é parte fundamental para uma mudança efetiva e para tanto deve investir pesado no setor educacional e na valorização dos profissionais da educação.