Muitos são os teóricos que consideram que conhecer conceitos e procedimentos científicos, ajuda no desenvolvimento do senso crítico do indivíduo, promovendo mudanças de comportamento frente a temas relevantes. Percebe-se que não existe uma idade mínima para que se introduza educação científica, porém, existem abordagens e instrumentos que se apresentam como mais adequados. A partir de reflexões desta natureza, bolsistas do PIBID da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN – realizou uma intervenção didática na escola pública na cidade de Mossoró/RN. A proposta didática nasceu sob a inspiração do Jogo de Baralho. O objetivo principal da intervenção era identificar se com um jogo didático, o aprendizado relacionado a conceitos e procedimentos poderia ser significativo, aplicou-se um questionário antes da intervenção didática. O mesmo questionário foi aplicado após a realização da brincadeira com os alunos, com a clara intenção de identificar se houve alguma mudança nos conhecimentos relacionados ao assunto abordado. Após a tabulação e análise dos dados obtidos a partir dos 64 (sessenta e quatro) questionários aplicados antes e os 64 (sessenta e quatro) aplicados após, percebeu-se na dimensão relacionada a aprendizagem dos alunos que uma abordagem tida como tradicional parece alcançar os objetivos relacionados a conceitos básicos, porém, o jogo a abordagem do jogo foi efetivo, talvez por ter retirado o aluno da rotina e tê-los inserido em um contexto mais próximo de seus anseios, ou seja, uma escola mais divertida e que aparente ser mais dinâmica e interativa.