A pesquisa realizada trata-se de uma problemática muito frequente no meio educacional. Diz respeito ao uso das chamadas metodologias ativas na universidade, cuja proposta apresenta o aluno como sujeito ativo na construção do próprio conhecimento e o professor como importante mediador neste processo, o que difere radicalmente da abordagem tradicional do ensino, em que este é entendido como transmissor de conhecimentos. Estas novas perspectivas metodológicas têm como finalidade promover a autonomia dos educandos, de modo a estimular a criticidade, a tomada de decisões, a relevância do trabalho em grupo, além de fortalecer a motivação para os atos de pesquisar e estudar. Ao se promover uma nova forma de ensino, que tem como pano de fundo a melhoria da aprendizagem em sala de aula, procura-se articular momentos de trabalho individual e coletivo, sempre valorizando as histórias pessoais e os conhecimentos prévios dos sujeitos. O professor nunca entrega o conhecimento pronto e acabado, mas instiga os educandos a buscarem outras definições, verdades e opiniões, de forma que todos possam colaborar para a construção do saber, sem excluir ninguém nesse processo. É fundamental que o docente tenha conhecimento teórico sobre essa metodologia, pois, se aplicada de forma equivocada, poderá não realizar o que se propõe. Por isso é necessário também que o educador esteja sempre em busca de aprimorar seus conhecimentos e buscar novos modelos. Ressalta-se que a coleta de dados dessa pesquisa, que é de natureza qualitativa, do tipo exploratório-descritiva, ainda está em andamento, uma vez que estão sendo submetidos à análise de conteúdo os depoimentos dos sujeitos, isto é, professores e alunos do curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú, cenário onde se desenvolve esta investigação.