Artigo Anais III JOIN / Edição Brasil

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

EVIDÊNCIAS SOBRE GRUPOS DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Palavra-chaves: PESQUISA, INICIAÇÃO CIENTÍFICA, GRUPOS DE PESQUISA, FORMAÇÃO CIENTÍFICA Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO FÍSICA
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 49826
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 596
    "inscrito_id" => 623
    "titulo" => "EVIDÊNCIAS SOBRE GRUPOS DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA"
    "resumo" => "A formação para a pesquisa apresenta-se como uma vertente importante dentro da formação de professores. No entanto, um dos espaços dentro das universidades que pode fortalecer essa formação científica, muitas vezes não é utilizado por todos os alunos, dentre eles destacamos os grupos de pesquisa. Compreendemos que a iniciação científica vivenciada nos grupos de pesquisa na área da Educação Física, pode servir de base para uma formação mais ampliada e significativa para os alunos, no que se refere a formação para a pesquisa. Sendo assim, o objetivo geral desse estudo é investigar a produção científica na Biblioteca Digital de Educação Física, Esporte e Lazer sobre as temáticas: grupos de pesquisa e iniciação científica. A metodologia utilizada para o alcance do objetivo proposto foi uma revisão de literatura do tipo revisão integrativa na Biblioteca Digital de Educação Física, Esporte e Lazer – BDFEL. Como critérios de inclusão definimos um marco temporal de 10 anos, ou seja, artigos publicados entre 2005 e 2015, também delimitamos artigos que estivessem escritos em língua portuguesa. Com o intuito de realizar as buscas, utilizamos dois descritores: Grupos de Pesquisa e Iniciação Científica, como a base de dados escolhida é especificamente da área de Educação Física, não utilizamos esse termo como descritor. Após as análises encontramos apenas (n=2) artigos que se enquadravam em nossos critérios de inclusão, em seguida fizemos uma leitura e análise reflexiva sobre os trabalhos encontrados. Concluímos inicialmente que em uma base de dados específica da área da Educação Física existe uma escassez de produção referente a grupos de pesquisa e iniciação científica, e que as discussões apresentadas nos dois trabalhos encontrados são relacionadas a participação de alunos em semanas de iniciação científica , destacando a importância desse momento formativo e a análise de produção científica na área da Biomecânica, o que nos leva a vislumbrar que a participação de licenciandos em grupos de pesquisa se faz necessária para um fortalecimento da formação científica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "palavra_chave" => "PESQUISA, INICIAÇÃO CIENTÍFICA, GRUPOS DE PESQUISA, FORMAÇÃO CIENTÍFICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA126_ID623_13092017160454.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:36"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAIDYS DA CONCEIÇÃO LIMA DO MONTE"
    "autor_nome_curto" => "THAIDYS MONTE"
    "autor_email" => "thaidyslima@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 49826
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 596
    "inscrito_id" => 623
    "titulo" => "EVIDÊNCIAS SOBRE GRUPOS DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA"
    "resumo" => "A formação para a pesquisa apresenta-se como uma vertente importante dentro da formação de professores. No entanto, um dos espaços dentro das universidades que pode fortalecer essa formação científica, muitas vezes não é utilizado por todos os alunos, dentre eles destacamos os grupos de pesquisa. Compreendemos que a iniciação científica vivenciada nos grupos de pesquisa na área da Educação Física, pode servir de base para uma formação mais ampliada e significativa para os alunos, no que se refere a formação para a pesquisa. Sendo assim, o objetivo geral desse estudo é investigar a produção científica na Biblioteca Digital de Educação Física, Esporte e Lazer sobre as temáticas: grupos de pesquisa e iniciação científica. A metodologia utilizada para o alcance do objetivo proposto foi uma revisão de literatura do tipo revisão integrativa na Biblioteca Digital de Educação Física, Esporte e Lazer – BDFEL. Como critérios de inclusão definimos um marco temporal de 10 anos, ou seja, artigos publicados entre 2005 e 2015, também delimitamos artigos que estivessem escritos em língua portuguesa. Com o intuito de realizar as buscas, utilizamos dois descritores: Grupos de Pesquisa e Iniciação Científica, como a base de dados escolhida é especificamente da área de Educação Física, não utilizamos esse termo como descritor. Após as análises encontramos apenas (n=2) artigos que se enquadravam em nossos critérios de inclusão, em seguida fizemos uma leitura e análise reflexiva sobre os trabalhos encontrados. Concluímos inicialmente que em uma base de dados específica da área da Educação Física existe uma escassez de produção referente a grupos de pesquisa e iniciação científica, e que as discussões apresentadas nos dois trabalhos encontrados são relacionadas a participação de alunos em semanas de iniciação científica , destacando a importância desse momento formativo e a análise de produção científica na área da Biomecânica, o que nos leva a vislumbrar que a participação de licenciandos em grupos de pesquisa se faz necessária para um fortalecimento da formação científica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "palavra_chave" => "PESQUISA, INICIAÇÃO CIENTÍFICA, GRUPOS DE PESQUISA, FORMAÇÃO CIENTÍFICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA126_ID623_13092017160454.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:36"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAIDYS DA CONCEIÇÃO LIMA DO MONTE"
    "autor_nome_curto" => "THAIDYS MONTE"
    "autor_email" => "thaidyslima@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de outubro de 2017

Resumo

A formação para a pesquisa apresenta-se como uma vertente importante dentro da formação de professores. No entanto, um dos espaços dentro das universidades que pode fortalecer essa formação científica, muitas vezes não é utilizado por todos os alunos, dentre eles destacamos os grupos de pesquisa. Compreendemos que a iniciação científica vivenciada nos grupos de pesquisa na área da Educação Física, pode servir de base para uma formação mais ampliada e significativa para os alunos, no que se refere a formação para a pesquisa. Sendo assim, o objetivo geral desse estudo é investigar a produção científica na Biblioteca Digital de Educação Física, Esporte e Lazer sobre as temáticas: grupos de pesquisa e iniciação científica. A metodologia utilizada para o alcance do objetivo proposto foi uma revisão de literatura do tipo revisão integrativa na Biblioteca Digital de Educação Física, Esporte e Lazer – BDFEL. Como critérios de inclusão definimos um marco temporal de 10 anos, ou seja, artigos publicados entre 2005 e 2015, também delimitamos artigos que estivessem escritos em língua portuguesa. Com o intuito de realizar as buscas, utilizamos dois descritores: Grupos de Pesquisa e Iniciação Científica, como a base de dados escolhida é especificamente da área de Educação Física, não utilizamos esse termo como descritor. Após as análises encontramos apenas (n=2) artigos que se enquadravam em nossos critérios de inclusão, em seguida fizemos uma leitura e análise reflexiva sobre os trabalhos encontrados. Concluímos inicialmente que em uma base de dados específica da área da Educação Física existe uma escassez de produção referente a grupos de pesquisa e iniciação científica, e que as discussões apresentadas nos dois trabalhos encontrados são relacionadas a participação de alunos em semanas de iniciação científica , destacando a importância desse momento formativo e a análise de produção científica na área da Biomecânica, o que nos leva a vislumbrar que a participação de licenciandos em grupos de pesquisa se faz necessária para um fortalecimento da formação científica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.