Os motores elétricos são usados em equipamentos das mais diversas dimensões, desde pequenos eletrodomésticos até grandes máquinas com potência de muitos quilowatts. O motor vem ganhando gradativamente mais espaço nas grandes industrias, onde procuram cada vez mais tecnologia e inovação em seus modelos, com isso o estudo dos motores elétricos e seus princípios de funcionamento vem sendo um dos mais importantes tópicos do meio acadêmico. Apesar da variedade dos motores, a maioria utiliza os mesmos princípios de funcionamento, que normalmente são estudados nos cursos de ciências exatas, tais como física, engenharia mecânica e engenharia mecatrônica, todos tendo como disciplina obrigatória o eletromagnetismo, que é de fundamental importância para entendimento do funcionamento de um motor elétrico, que aborda conceitos relacionados a carga elétrica, campos elétricos, corrente, circuitos, indução, campo magnético e etc. Felizmente existe uma grande variedade de experimentos que ilustram o funcionamento desse dispositivo, mais apesar da simplicidade os alunos apresentam dificuldades para identificar elementos físicos fundamentais para seu funcionamento, tais como as direções e os sentidos das forças responsáveis pelo torque no rotor. Nas disciplinas de física a maior parte dos estudantes mostram-se mais interessados em aulas experimentais que em aulas teóricas, onde eles conseguem visualizar mais claramente conteúdos estudados nos livros didáticos, aproximando-os da realidade. Considerando isso, este trabalho teve como objetivo desenvolver um experimento magnético de baixo custo que venha a se assemelhar ao máximo com um motor elétrico simples, que possa facilitar a identificação dos conteúdos físicos envolvidos no seu funcionamento. Finaliza-se o trabalho apresentando um experimento que possibilita o estudo de diversos fenômenos físicos tais como campo magnético, força magnética, lei de Faraday-Lenz, corrente elétrica e outros fenômenos eletromagnéticos, experimento esse que pode interessar desde professores, estudantes e pesquisadores da área.