A escolha profissional por “ser professor” dentro de uma sociedade imersa pela desvalorização do trabalho docente se torna cada vez mais difícil. Neste sentido, o presente artigo analisa a inserção dos professores iniciantes na rede pública de ensino, egressos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência pertencente à Universidade Estadual do Ceará (PIBID- - UECE), vinculado ao curso de Pedagogia, cujo subprojeto intitula-se Processos de ensino - aprendizagem dos conteúdos escolares a partir da leitura de mundo. O objetivo deste estudo é compreender os possíveis impactos da experiência de inserção no ambiente escolar no período inicial da carreira docente de bolsistas egressos do PIBID-UECE. A fundamentação teórica para responder os questionamentos deste estudo, consistiu em autores como, Freire (2016), Nóvoa (1991), Pimenta (1996), Braga (2015), dentre outros. Para tanto, metodologicamente, optamos por trabalhar com pesquisa de cunho qualitativo, do tipo estudo de caso. Utilizamos enquanto técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada com questões abertas e análise documental. Esta por sua vez foi realizada com duas professoras da rede municipal de Fortaleza/CE egressas do Programa que estão na docência há um ano. Os achados da investigação revelam que a inserção das professoras na escola, enquanto bolsistas do Programa, foi imprescindível na construção da identidade profissional durante o processo da formação inicial, visto que, de certa forma direcionou o olhar docente a um contexto reflexivo e dinâmico acerca do ambiente escolar, com proposições pedagógicas de caráter inovador.