EDUCAÇÃO EM SAÚDE: IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA DIABETES MELLITUS NO ENSINO MÉDIO
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49762 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 903 "inscrito_id" => 1813 "titulo" => "EDUCAÇÃO EM SAÚDE: IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA DIABETES MELLITUS NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A Diabetes mellitus (DM) é um dos grandes problemas de saúde que acomete a população mundial. Esta é considerada uma síndrome de processo evolutivo grave e caracterizado prioritariamente pela falta ou diminuição na produção de insulina e pode ser classificada em dois diferentes tipos, Diabetes mellitus tipo I e Diabetes mellitus tipo II. Abordar temas da educação em saúde como a DM no ambiente escolar e em sala de aula é fundamental para a formação do aluno, nesse contexto, o professor de Biologia atua como agente de grande importância, uma vez que na disciplina de Biologia ocorre o estudo do corpo humano e das doenças que o acometem, sendo um espaço propício para a abordagem de tal patologia. Desse modo, a pesquisa teve como objetivo investigar a importância atribuída ao ensino da DM pelos professores de Biologia de três escolas da rede estadual de ensino do município de Itapipoca-CE. Para isso, foi realizado um estudo exploratório de abordagem qualitativa, que teve como participantes os professores de Biologia de três escolas da rede estadual de ensino. Para a coleta dos dados utilizamos um questionário e para o estudo analítico dos dados obtidos, usamos a metodologia de análise de conteúdo. Responderam ao questionário 10 professores, a partir das análises dos mesmos, percebemos que os professores têm um conhecimento amplo sobre a DM, porém, ainda se faz necessária uma maior discussão voltada para o ensino. Quanto à abordagem da educação em saúde, os participantes afirmam fazer em dados momentos das aulas, assim como também, a abordagem da DM, esta é realizada em sua maioria quando se aborda questões voltadas para a nutrição e metabolismo. Todos os pesquisados consideram de grande importância discutir a DM em sala de aula, uma vez que é uma doença de grande incidência, essa abordagem pode assim contribuir para a promoção da saúde. Dessa forma, fica evidente que a DM é trabalhada no ensino, porém, é importante que a discursão dessa patologia se dê de forma mais concreta, contextualizada e interdisciplinar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "CIÊNCIAS BIOLÓGICAS" "palavra_chave" => "DIABETES MELLITUS, EDUCAÇÃO EM SAÚDE, ENSINO DE BIOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA6_ID1813_15092017220245.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:36" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ANDREZA FREITAS RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "ANDREZA FREITAS" "autor_email" => "andreza.rodrigues@aluno.u" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49762 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 903 "inscrito_id" => 1813 "titulo" => "EDUCAÇÃO EM SAÚDE: IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA DIABETES MELLITUS NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A Diabetes mellitus (DM) é um dos grandes problemas de saúde que acomete a população mundial. Esta é considerada uma síndrome de processo evolutivo grave e caracterizado prioritariamente pela falta ou diminuição na produção de insulina e pode ser classificada em dois diferentes tipos, Diabetes mellitus tipo I e Diabetes mellitus tipo II. Abordar temas da educação em saúde como a DM no ambiente escolar e em sala de aula é fundamental para a formação do aluno, nesse contexto, o professor de Biologia atua como agente de grande importância, uma vez que na disciplina de Biologia ocorre o estudo do corpo humano e das doenças que o acometem, sendo um espaço propício para a abordagem de tal patologia. Desse modo, a pesquisa teve como objetivo investigar a importância atribuída ao ensino da DM pelos professores de Biologia de três escolas da rede estadual de ensino do município de Itapipoca-CE. Para isso, foi realizado um estudo exploratório de abordagem qualitativa, que teve como participantes os professores de Biologia de três escolas da rede estadual de ensino. Para a coleta dos dados utilizamos um questionário e para o estudo analítico dos dados obtidos, usamos a metodologia de análise de conteúdo. Responderam ao questionário 10 professores, a partir das análises dos mesmos, percebemos que os professores têm um conhecimento amplo sobre a DM, porém, ainda se faz necessária uma maior discussão voltada para o ensino. Quanto à abordagem da educação em saúde, os participantes afirmam fazer em dados momentos das aulas, assim como também, a abordagem da DM, esta é realizada em sua maioria quando se aborda questões voltadas para a nutrição e metabolismo. Todos os pesquisados consideram de grande importância discutir a DM em sala de aula, uma vez que é uma doença de grande incidência, essa abordagem pode assim contribuir para a promoção da saúde. Dessa forma, fica evidente que a DM é trabalhada no ensino, porém, é importante que a discursão dessa patologia se dê de forma mais concreta, contextualizada e interdisciplinar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "CIÊNCIAS BIOLÓGICAS" "palavra_chave" => "DIABETES MELLITUS, EDUCAÇÃO EM SAÚDE, ENSINO DE BIOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA6_ID1813_15092017220245.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:36" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ANDREZA FREITAS RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "ANDREZA FREITAS" "autor_email" => "andreza.rodrigues@aluno.u" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }