A presente pesquisa partiu dos conceitos da teoria da agência para discorrer sobre disclosure e accountability, os quais são práticas que promovem a transparência das informações, contribuindo para reduzir os problemas entre agente (administrador dos recursos) e principal (dono do capital). Ambos os conceitos também contribuem para a redução da assimetria informacional e, consequentemente, para uma melhor gestão das entidades, sejam elas públicas ou privadas. O objetivo deste artigo teórico é identificar as possíveis semelhanças e diferenças existentes entre disclosure e accountability nos estudos em contabilidade e elaborar uma síntese, buscando na literatura pontos convergentes e divergentes entre os assuntos. Como objetivo específico, pretende-se analisar os seguintes aspectos sobre disclosure e accountability: significados, finalidades, organizações divulgadoras e obrigatoriedade. Em relação à metodologia, foi realizado levantamento bibliográfico e análise de conteúdo. A pesquisa revelou que com relação ao seu significado, os assuntos se assemelham quando ambos se referem à divulgação de informações contábeis. A diferença é que disclosure está voltado para a divulgação de informações, enquanto que accountability tem uma concepção de prestação de contas. Quanto às finalidades, a pesquisa revelou que a semelhança entre os temas está na diminuição da assimetria informacional e dos conflitos de agência, além da divulgação das informações contábeis. No que se refere às organizações divulgadoras, tanto empresas públicas quanto privadas evidenciam informações contábeis por meio de disclosure e accountability. Quanto à obrigatoriedade, os dois tipos de divulgação são obrigatórios no sentido amplo, porém disclosure sofre uma determinação legal e accountability tem a responsabilidade de prestar contas com a sociedade. No entanto, constatou-se também que tanto disclosure quanto accountability podem ser voluntários, ambos no intuito de garantir fidedignidade e transparência dos dados divulgados.