: Este trabalho é resultado de um processo de discussão a cerca das contribuições do Ensino de Astronomia na Educação Básica objetivando a divulgação e discussão de importantes temáticas relacionadas a essa Ciência no intuito, também, de fornecer subsídios aos/as estudantes e apresentando uma nova forma de conceber a relação entre os saberes produzidos historicamente por essa área do conhecimento e a realidade sócio-histórica na qual fazemos parte. O trabalho foi desenvolvido estudantes do Curso de Física – Licenciatura, do Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus de Cajazeiras – PB, junto à estudantes do 9º ano do Fundamental de uma escola da Rede Pública Municipal de do município de Cajazeiras – PB. Foram planejados seis encontros junto com os/as estudantes entre os meses de junho a dezembro do ano de 2014. Foram realizados debates, seminários temáticos, oficinas para utilização de softwares e confecção de materiais astronômicos e observações com telescópio. Os resultados alcançados demonstram que o trabalho desenvolveu um ambiente que forneceu as condições necessárias para que os conteúdos abordados fossem potencialmente significativos para a formação dos/as estudantes e contextualizar novas formas de construir o conhecimento valorizando elementos importantes para o processo de ensino e de aprendizagem e, conseqüentemente, para a curiosidade epistemológica dos estudantes, bem como para o desenvolvimento do espírito investigativo.