O presente artigo pretende discutir a sequência explicativa (ADAM, 2008) de uma aula de Língua Portuguesa para alunos da Educação à distância e as transformações ocorridas para a gestão do conhecimento nas salas virtuais, que pode ocorrer em segmentos simples e admitir transformação, ressaltando que esse fato rompe com a ideia de uma escola centrada na interação face a face para a valorização das interações mediadas pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), defendidas por Rezende e Abreu (2006) como a possibilidade de acesso e uso das informações para a melhoria da aprendizagem, o que agrega valor as atividades educacionais, contribuindo para potencializar a geração de conhecimento entre as pessoas envolvidas. Trata-se de uma pesquisa descritiva de cunho qualitativo e se caracteriza por estudar os fatos sem interferir na natureza ou características da realidade pesquisada, o que justifica uma metodologia própria das ciências humanas. Tem na linguagem o seu papel principal sob o olhar da Linguística Textual como área que se empresta a outras áreas, inclusive, à Educação, o que passa pelo planejamento, que se torna um meio pelo qual o docente se avalia e faz uma reflexão sobre a sua postura na sala virtual, buscando meios alternativos para atingir resultados eficazes no processo de construção do conhecimento através da linguagem online. Ressalte-se, portanto, que na relação professor /aluno à distância deve ocorrer respeito mútuo e prevalecer a interatividade, visto que todos estão em sala de aula virtual usufruindo do mesmo direito de que são merecedores na ação de aprender a aprender.