Artigo Anais III JOIN / Edição Brasil

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONTINUIDADES E MUDANÇAS

Palavra-chaves: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, CONCEPÇÕES, PRÁTICAS Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 49685
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 306
    "inscrito_id" => 534
    "titulo" => """
      CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM:\r\n
      CONTINUIDADES E MUDANÇAS
      """
    "resumo" => """
      A avaliação da aprendizagem, parte constituinte e fundamental do processo de ensino e\r\n
      aquisição de conhecimentos, por parte dos alunos, é tema complexo e comumente associado a práticas\r\n
      autoritárias e excludentes, em todas as modalidades de ensino. Isto ocorre apesar dos inúmeros e\r\n
      consolidados estudos que envolvem criticas e, igualmente, proposições. Reivindica-se, há décadas, que\r\n
      a avaliação seja pautada no acompanhamento continuo do processo de aprendizagem dos estudantes e\r\n
      que ela se volte para sua promoção e nãosua exclusão. Diante disto, indaga-se: quais são as rupturas\r\n
      e/ou continuidades nas práticas docentes, no que tange a tal processo? Partindo deste contexto,\r\n
      otrabalho em tela apresenta análises de uma coleta de dados, realizadajunto a professores do Ensino\r\n
      Superior e da Educação Básica,acerca de concepções e práticas na avaliação da aprendizagem. Sua\r\n
      realização se deu a partir de uma atividade desenvolvida na disciplina Avaliação da Aprendizagem,\r\n
      ofertada pelo curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba. O objetivo foi apreender as\r\n
      tendências e compreender os avanços e continuidades nos modos de pensar e fazer o acompanhamento\r\n
      do processo de ensino e aprendizagem. Luckesi (1994, 2006), Hoffmann (2011), André e Passos\r\n
      (2001), Sordi e Ludke (2009) constituíram o aporte teórico utilizado nas análises. O instrumento de\r\n
      coleta pautou-se na realização de uma entrevista semiestruturada, junto a trinta e cinco professores dos\r\n
      diversos níveis de ensino. Os resultados apontam discursos que apresentam marcas de concepções e\r\n
      práticas tradicionais, mas predomina uma tendência para o desenvolvimento de processos avaliativos\r\n
      numa vertente menos autoritária. Constata-se, entre os pesquisados, uma preocupação com a qualidade\r\n
      dos dados fornecidos pelas avaliações, com a diversificação dos seus instrumentos e com a\r\n
      continuidade do processo, contrapondo-se a práticas que restringem o processo a um ritual que\r\n
      acontece periodicamente
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, CONCEPÇÕES, PRÁTICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA33_ID534_11092017131906.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:36"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RONDYNELLY LUCAS DINIZ CORREIA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "RONDY CORREIA"
    "autor_email" => "Lucas.Rondynelly@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 49685
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 306
    "inscrito_id" => 534
    "titulo" => """
      CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM:\r\n
      CONTINUIDADES E MUDANÇAS
      """
    "resumo" => """
      A avaliação da aprendizagem, parte constituinte e fundamental do processo de ensino e\r\n
      aquisição de conhecimentos, por parte dos alunos, é tema complexo e comumente associado a práticas\r\n
      autoritárias e excludentes, em todas as modalidades de ensino. Isto ocorre apesar dos inúmeros e\r\n
      consolidados estudos que envolvem criticas e, igualmente, proposições. Reivindica-se, há décadas, que\r\n
      a avaliação seja pautada no acompanhamento continuo do processo de aprendizagem dos estudantes e\r\n
      que ela se volte para sua promoção e nãosua exclusão. Diante disto, indaga-se: quais são as rupturas\r\n
      e/ou continuidades nas práticas docentes, no que tange a tal processo? Partindo deste contexto,\r\n
      otrabalho em tela apresenta análises de uma coleta de dados, realizadajunto a professores do Ensino\r\n
      Superior e da Educação Básica,acerca de concepções e práticas na avaliação da aprendizagem. Sua\r\n
      realização se deu a partir de uma atividade desenvolvida na disciplina Avaliação da Aprendizagem,\r\n
      ofertada pelo curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba. O objetivo foi apreender as\r\n
      tendências e compreender os avanços e continuidades nos modos de pensar e fazer o acompanhamento\r\n
      do processo de ensino e aprendizagem. Luckesi (1994, 2006), Hoffmann (2011), André e Passos\r\n
      (2001), Sordi e Ludke (2009) constituíram o aporte teórico utilizado nas análises. O instrumento de\r\n
      coleta pautou-se na realização de uma entrevista semiestruturada, junto a trinta e cinco professores dos\r\n
      diversos níveis de ensino. Os resultados apontam discursos que apresentam marcas de concepções e\r\n
      práticas tradicionais, mas predomina uma tendência para o desenvolvimento de processos avaliativos\r\n
      numa vertente menos autoritária. Constata-se, entre os pesquisados, uma preocupação com a qualidade\r\n
      dos dados fornecidos pelas avaliações, com a diversificação dos seus instrumentos e com a\r\n
      continuidade do processo, contrapondo-se a práticas que restringem o processo a um ritual que\r\n
      acontece periodicamente
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, CONCEPÇÕES, PRÁTICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA33_ID534_11092017131906.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:36"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RONDYNELLY LUCAS DINIZ CORREIA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "RONDY CORREIA"
    "autor_email" => "Lucas.Rondynelly@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de outubro de 2017

Resumo

A avaliação da aprendizagem, parte constituinte e fundamental do processo de ensino e aquisição de conhecimentos, por parte dos alunos, é tema complexo e comumente associado a práticas autoritárias e excludentes, em todas as modalidades de ensino. Isto ocorre apesar dos inúmeros e consolidados estudos que envolvem criticas e, igualmente, proposições. Reivindica-se, há décadas, que a avaliação seja pautada no acompanhamento continuo do processo de aprendizagem dos estudantes e que ela se volte para sua promoção e nãosua exclusão. Diante disto, indaga-se: quais são as rupturas e/ou continuidades nas práticas docentes, no que tange a tal processo? Partindo deste contexto, otrabalho em tela apresenta análises de uma coleta de dados, realizadajunto a professores do Ensino Superior e da Educação Básica,acerca de concepções e práticas na avaliação da aprendizagem. Sua realização se deu a partir de uma atividade desenvolvida na disciplina Avaliação da Aprendizagem, ofertada pelo curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba. O objetivo foi apreender as tendências e compreender os avanços e continuidades nos modos de pensar e fazer o acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem. Luckesi (1994, 2006), Hoffmann (2011), André e Passos (2001), Sordi e Ludke (2009) constituíram o aporte teórico utilizado nas análises. O instrumento de coleta pautou-se na realização de uma entrevista semiestruturada, junto a trinta e cinco professores dos diversos níveis de ensino. Os resultados apontam discursos que apresentam marcas de concepções e práticas tradicionais, mas predomina uma tendência para o desenvolvimento de processos avaliativos numa vertente menos autoritária. Constata-se, entre os pesquisados, uma preocupação com a qualidade dos dados fornecidos pelas avaliações, com a diversificação dos seus instrumentos e com a continuidade do processo, contrapondo-se a práticas que restringem o processo a um ritual que acontece periodicamente

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.