Artigo Anais III JOIN / Edição Brasil

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

CONCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE UMA UNIVERSIDADE SOBRE AS ATIVIDADES EXTENSIONISTAS

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Publicado em 12 de outubro de 2017

Resumo

As universidades apresentam a importante missão de formar profissionais para atuação em sociedade e mercado de trabalho. Essas devem seguir o preceito da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, a qual denota uma formação completa aos alunos de graduação, entretanto, é perceptível um conhecimento maior pelos alunos relacionado ao ensino e a pesquisa, acompanhada da falta de identificação quanto à extensão universitária. Desta forma, este trabalho incide em sensibilizar os alunos da disciplina de projeto de monografia quanto à prática de extensão na universidade, no tocante de instigarem a refletirem quanto à produção de um trabalho pautado neste tripé de formação. Para realização deste trabalho, aplicaram-se questionários com perguntas objetivas e subjetivas aos 09 alunos matriculados na disciplina de projeto de monografia, esses questionários foram aplicados antes de uma apresentação quanto a um projeto de extensão, questionando a definição de extensão por esses alunos, bem como a identificação da prática de extensão nos programas de formação docente, as quais participam. Observou-se que uma minoria dos alunos conhecia a extensão universitária já que compararam com ensino e pesquisa, outra importante observação consiste na definição da extensão como uma prática associada à pesquisa, sem menção ao seu caráter social. Durante a apresentação do projeto de extensão, constatou-se uma melhor compreensão dos alunos ao identificar as suas observações da prática de extensão nas bolsas de formação docente as quais participam. Desta forma, identifica-se a falta de conhecimento dos alunos quanto à prática de extensão universitária, sendo um termo interligado apenas ao ensino e a pesquisa, assim como em sua definição pela maioria dos alunos, consiste em processo de pesquisa, entretanto sem menção ao seu caráter social.

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