O presente artigo busca avaliar a efetividade dos procedimentos didáticos pedagógicos na aprendizagem dos alunos que participaram dos cursos básicos de Matemática pela Seara da Ciência da UFC. Nesse sentido, o referido estudo consistiu na investigação das relações de ensino e da aprendizagem desenvolvida em espaços não-formais de educação. Observou-se que a Seara da Ciência se consolidou por meio de sua relevância social, cultural e histórica, entretanto, cabe considerar os aspectos relacionados ao monitoramento e acompanhamento dessas ações desenvolvidas por meio da aprendizagem de alunos e monitores. A pesquisa constitui-se como exploratória e descritiva quanto ao objetivo geral na abordagem qualitativa, todavia, observou-se o contexto em que as ações de ensino foram desenvolvidas, utilizando-se do modelo avaliativo proposto por Michael Scriven (1972). Os dados provenientes da pesquisa de campo deverão ser coletados por meio de entrevistas e questionários com perguntas semiestruturadas aplicados aos discentes e monitores. Para os últimos foi elaborado também um roteiro de entrevistas (diário de campo). A análise qualitativa será feita com o suporte do software Atlas.ti7 (Computer - Assisted Qualitative Data Analysis Software – CAQDAS. Nesse sentido, a avaliação deve ser realizada ao longo do desenvolvimento de programas, projetos e produtos educacionais. Nesse sentido, a pesquisa objetivou tecer reflexões a serem construídas acerca dos espaços não-formais de educação e a avaliação educacional servirá de base para novas reconstruções e tomadas de consciência sobre a relação ensino e aprendizagem.