Automatizar um processo com uso de tecnologia busca torná-lo mais eficiente, com qualidade, agilidade e segurança em todas as suas etapas buscando, também, sua eficácia. Nesse contexto, observou-se que o processo de pagamento de taxas de serviços, como solicitação de documentos/comprovantes escolares, cópias de materiais, pagamentos de multas da biblioteca, entre outros, efetuados em uma Instituição de Ensino, por ser realizado de forma totalmente manual, requer tempo para sua execução, apresentando-se ineficiente, inseguro e com pouca agilidade no gerenciamento de valores e dados recebidos, além, da falta de comodidade e praticidade para os pagadores. Logo, o objetivo geral foi analisar o processo de gerenciamento financeiro de pagamentos de taxas de serviços no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - Campus Teresina Central. Para tanto, estabeleceu-se como objetivos específicos: identificar as taxas de serviços cobradas e pagas por estudantes e servidores da Instituição em estudo; estudar o processo de pagamento de taxas de serviços; analisar o gerenciamento de dados e informações decorrentes dos pagamentos das taxas de serviços; propor melhorias no processo de pagamento de taxas de serviços através da automação do mesmo; tornando-o computadorizado e automático. Empregou-se como metodologia a pesquisa na modalidade estudo de caso, sob a abordagem qualitativa. Como resultados, constatou-se que a automação do processo de gerenciamento de taxas de serviços é pertinente. Assim, foi desenvolvido um sistema automatizado chamado SGTSE (Sistema de Gerenciamento de Taxas de Serviços Escolares), um sistema especifico e desenvolvido para o gerenciamento financeiro in caso, válido e implementável em qualquer Instituição de Ensino.