Artigo Anais III JOIN / Edição Brasil

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID DE QUÍMICA AOS TRABALHOS DESTINADOS A FEIRA DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: PIBID DE QUÍMICA, FEIRA DE CIÊNCIAS, FEIRA DE QUÍMICA, EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) QUÍMICA
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 49558
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 449
    "inscrito_id" => 1758
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID DE QUÍMICA AOS TRABALHOS DESTINADOS A FEIRA DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) possui a finalidade de contribuir para a qualidade do ensino público brasileiro. Com foco no desenvolvimento da aprendizagem e do ensino por projetos, o Programa é conduzido por docentes de Cursos de licenciatura através do desenvolvimento, por alunos bolsistas, estudantes da graduação, nas escolas do nível básico, de planos de trabalho. Essa interação propicia na vida estudantil uma intensa vivencia no cotidiano de uma instituição educacional, preparando o licenciando para uma futura vida profissional. Por outro lado, aos discentes de nível médio, lhes permite um meio de interação com universitários e com novas abordagens didáticas, resultando em uma aprendizagem mais dinâmica para ambos. O PIBID do curso de licenciatura em química ofertado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) é um exemplo da realização das várias atividades de caráter pedagógico que visam facilitar o ensino de conteúdos que são considerados de difícil compreensão, como também na colaboração nos projetos dos estudantes das escolas nas quais o programa está instalado. Um desses projetos é aplicado na E. E. Moreira Dias localizado no município de Mossoró-RN, denominado Feira de Química, prática que consiste em auxiliar na construção dos trabalhos destinados as feiras de ciências anuais, realizando atividades como a apresentação de seminários e palestras, aplicação de recursos multimídia como curtas e longas metragens, orientações de projetos e execução de ensaios, abordando assuntos como o método científico, as ramificações da ciência, a construção de slides e relatórios, visando o aprendizado dos alunos de ensino médio e a criação de projetos que contribuam para a comunidade, seja local, nacional ou global."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "QUÍMICA"
    "palavra_chave" => "PIBID DE QUÍMICA, FEIRA DE CIÊNCIAS, FEIRA DE QUÍMICA, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA4_ID1758_12092017140729.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:36"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS HILÁRIO NOGUEIRA DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "LUCAS HILÁRIO"
    "autor_email" => "lucas_hilario@live.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 49558
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 449
    "inscrito_id" => 1758
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID DE QUÍMICA AOS TRABALHOS DESTINADOS A FEIRA DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) possui a finalidade de contribuir para a qualidade do ensino público brasileiro. Com foco no desenvolvimento da aprendizagem e do ensino por projetos, o Programa é conduzido por docentes de Cursos de licenciatura através do desenvolvimento, por alunos bolsistas, estudantes da graduação, nas escolas do nível básico, de planos de trabalho. Essa interação propicia na vida estudantil uma intensa vivencia no cotidiano de uma instituição educacional, preparando o licenciando para uma futura vida profissional. Por outro lado, aos discentes de nível médio, lhes permite um meio de interação com universitários e com novas abordagens didáticas, resultando em uma aprendizagem mais dinâmica para ambos. O PIBID do curso de licenciatura em química ofertado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) é um exemplo da realização das várias atividades de caráter pedagógico que visam facilitar o ensino de conteúdos que são considerados de difícil compreensão, como também na colaboração nos projetos dos estudantes das escolas nas quais o programa está instalado. Um desses projetos é aplicado na E. E. Moreira Dias localizado no município de Mossoró-RN, denominado Feira de Química, prática que consiste em auxiliar na construção dos trabalhos destinados as feiras de ciências anuais, realizando atividades como a apresentação de seminários e palestras, aplicação de recursos multimídia como curtas e longas metragens, orientações de projetos e execução de ensaios, abordando assuntos como o método científico, as ramificações da ciência, a construção de slides e relatórios, visando o aprendizado dos alunos de ensino médio e a criação de projetos que contribuam para a comunidade, seja local, nacional ou global."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "QUÍMICA"
    "palavra_chave" => "PIBID DE QUÍMICA, FEIRA DE CIÊNCIAS, FEIRA DE QUÍMICA, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA4_ID1758_12092017140729.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:36"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS HILÁRIO NOGUEIRA DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "LUCAS HILÁRIO"
    "autor_email" => "lucas_hilario@live.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de outubro de 2017

Resumo

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) possui a finalidade de contribuir para a qualidade do ensino público brasileiro. Com foco no desenvolvimento da aprendizagem e do ensino por projetos, o Programa é conduzido por docentes de Cursos de licenciatura através do desenvolvimento, por alunos bolsistas, estudantes da graduação, nas escolas do nível básico, de planos de trabalho. Essa interação propicia na vida estudantil uma intensa vivencia no cotidiano de uma instituição educacional, preparando o licenciando para uma futura vida profissional. Por outro lado, aos discentes de nível médio, lhes permite um meio de interação com universitários e com novas abordagens didáticas, resultando em uma aprendizagem mais dinâmica para ambos. O PIBID do curso de licenciatura em química ofertado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) é um exemplo da realização das várias atividades de caráter pedagógico que visam facilitar o ensino de conteúdos que são considerados de difícil compreensão, como também na colaboração nos projetos dos estudantes das escolas nas quais o programa está instalado. Um desses projetos é aplicado na E. E. Moreira Dias localizado no município de Mossoró-RN, denominado Feira de Química, prática que consiste em auxiliar na construção dos trabalhos destinados as feiras de ciências anuais, realizando atividades como a apresentação de seminários e palestras, aplicação de recursos multimídia como curtas e longas metragens, orientações de projetos e execução de ensaios, abordando assuntos como o método científico, as ramificações da ciência, a construção de slides e relatórios, visando o aprendizado dos alunos de ensino médio e a criação de projetos que contribuam para a comunidade, seja local, nacional ou global.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.