Artigo Anais III JOIN / Edição Brasil

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO NA GRADUAÇÃO: PERSPECTIVA DOS EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UERN

Palavra-chaves: GRADUAÇÃO, LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, REPRESENTAÇÃO SOCIAL Pôster (PO) EDUCAÇÃO
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 49476
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 333
    "inscrito_id" => 269
    "titulo" => "A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO NA GRADUAÇÃO: PERSPECTIVA DOS EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UERN"
    "resumo" => "A pesquisa, na graduação, representa uma tentativa de atender aos preceitos da indissociabilidade com o ensino e a extensão, com olhar para o conhecimento. Sua importância é latente, no entanto, saber como alunos da graduação representam essa ação no processo formativo é importante para traçar ações na tentativa de melhorar o processo. Norteado pela Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici, busca-se neste trabalho representar a importância do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), na graduação. O lócus para investigação será o curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Nesse trabalho, foi realizada uma pesquisa em uma amostra estratificada de egressos que realizaram o Trabalho de Conclusão de Curso. A pesquisa se desenvolve por meio de uma abordagem qualitativa. A partir do Estudo de caso, onde o pesquisador e o objeto de pesquisa têm um contato direto buscou-se descrever, de forma sucinta, os principais pontos encontrados no decorrer da pesquisa, na qual os sujeitos foram os egressos do curso de Licenciatura em matemática da UERN. Para a obtenção dos dados utilizamos um questionário fechado. Os dados referentes ao questionário foram tabulados e analisados por meio dos softwares Microsoft Excel e R. Tais análises nos trouxeram indícios de uma representação social, resguardado pelo Núcleo Central, por meio das opiniões mais constantes e importantes ditas pelos sujeitos da pesquisa. Os resultados obtidos mostraram que mesmo diante de algumas dificuldades encontradas para a elaboração do TCC no decorrer do curso, os egressos pesquisados vêem o TCC como um componente essencial para o profissional da área de matemática."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "GRADUAÇÃO, LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, REPRESENTAÇÃO SOCIAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD4_SA70_ID269_11092017164506.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:36"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAMIÃO RIBEIRO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DAMIÃO"
    "autor_email" => "damiaoribeiro2010@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 49476
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 333
    "inscrito_id" => 269
    "titulo" => "A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO NA GRADUAÇÃO: PERSPECTIVA DOS EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UERN"
    "resumo" => "A pesquisa, na graduação, representa uma tentativa de atender aos preceitos da indissociabilidade com o ensino e a extensão, com olhar para o conhecimento. Sua importância é latente, no entanto, saber como alunos da graduação representam essa ação no processo formativo é importante para traçar ações na tentativa de melhorar o processo. Norteado pela Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici, busca-se neste trabalho representar a importância do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), na graduação. O lócus para investigação será o curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Nesse trabalho, foi realizada uma pesquisa em uma amostra estratificada de egressos que realizaram o Trabalho de Conclusão de Curso. A pesquisa se desenvolve por meio de uma abordagem qualitativa. A partir do Estudo de caso, onde o pesquisador e o objeto de pesquisa têm um contato direto buscou-se descrever, de forma sucinta, os principais pontos encontrados no decorrer da pesquisa, na qual os sujeitos foram os egressos do curso de Licenciatura em matemática da UERN. Para a obtenção dos dados utilizamos um questionário fechado. Os dados referentes ao questionário foram tabulados e analisados por meio dos softwares Microsoft Excel e R. Tais análises nos trouxeram indícios de uma representação social, resguardado pelo Núcleo Central, por meio das opiniões mais constantes e importantes ditas pelos sujeitos da pesquisa. Os resultados obtidos mostraram que mesmo diante de algumas dificuldades encontradas para a elaboração do TCC no decorrer do curso, os egressos pesquisados vêem o TCC como um componente essencial para o profissional da área de matemática."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "GRADUAÇÃO, LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, REPRESENTAÇÃO SOCIAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD4_SA70_ID269_11092017164506.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:36"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAMIÃO RIBEIRO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DAMIÃO"
    "autor_email" => "damiaoribeiro2010@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de outubro de 2017

Resumo

A pesquisa, na graduação, representa uma tentativa de atender aos preceitos da indissociabilidade com o ensino e a extensão, com olhar para o conhecimento. Sua importância é latente, no entanto, saber como alunos da graduação representam essa ação no processo formativo é importante para traçar ações na tentativa de melhorar o processo. Norteado pela Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici, busca-se neste trabalho representar a importância do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), na graduação. O lócus para investigação será o curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Nesse trabalho, foi realizada uma pesquisa em uma amostra estratificada de egressos que realizaram o Trabalho de Conclusão de Curso. A pesquisa se desenvolve por meio de uma abordagem qualitativa. A partir do Estudo de caso, onde o pesquisador e o objeto de pesquisa têm um contato direto buscou-se descrever, de forma sucinta, os principais pontos encontrados no decorrer da pesquisa, na qual os sujeitos foram os egressos do curso de Licenciatura em matemática da UERN. Para a obtenção dos dados utilizamos um questionário fechado. Os dados referentes ao questionário foram tabulados e analisados por meio dos softwares Microsoft Excel e R. Tais análises nos trouxeram indícios de uma representação social, resguardado pelo Núcleo Central, por meio das opiniões mais constantes e importantes ditas pelos sujeitos da pesquisa. Os resultados obtidos mostraram que mesmo diante de algumas dificuldades encontradas para a elaboração do TCC no decorrer do curso, os egressos pesquisados vêem o TCC como um componente essencial para o profissional da área de matemática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.