A pesquisa, na graduação, representa uma tentativa de atender aos preceitos da indissociabilidade com o ensino e a extensão, com olhar para o conhecimento. Sua importância é latente, no entanto, saber como alunos da graduação representam essa ação no processo formativo é importante para traçar ações na tentativa de melhorar o processo. Norteado pela Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici, busca-se neste trabalho representar a importância do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), na graduação. O lócus para investigação será o curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Nesse trabalho, foi realizada uma pesquisa em uma amostra estratificada de egressos que realizaram o Trabalho de Conclusão de Curso. A pesquisa se desenvolve por meio de uma abordagem qualitativa. A partir do Estudo de caso, onde o pesquisador e o objeto de pesquisa têm um contato direto buscou-se descrever, de forma sucinta, os principais pontos encontrados no decorrer da pesquisa, na qual os sujeitos foram os egressos do curso de Licenciatura em matemática da UERN. Para a obtenção dos dados utilizamos um questionário fechado. Os dados referentes ao questionário foram tabulados e analisados por meio dos softwares Microsoft Excel e R. Tais análises nos trouxeram indícios de uma representação social, resguardado pelo Núcleo Central, por meio das opiniões mais constantes e importantes ditas pelos sujeitos da pesquisa. Os resultados obtidos mostraram que mesmo diante de algumas dificuldades encontradas para a elaboração do TCC no decorrer do curso, os egressos pesquisados vêem o TCC como um componente essencial para o profissional da área de matemática.