A escola ainda hoje é acusada de destruir o deleite pela literatura, visto que ainda mantém a função de cobrar o ato de ler, utilizando-se de métodos que obrigam o aluno a ler para receber uma nota, aprender o conteúdo e não por prazer, tornando a leitura de livros e histórias enfadonha e desinteressante. Desta forma o presente relato de experiência tem por objetivo analisar as contribuições do estudo sobre literatura infantil na formação de licenciandos do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará - UECE nas intervenções pedagógicas realizadas como bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID de uma escola pública de Fortaleza - Ceará no semestre letivo de 2016.2. Para a explanação do estudo adotamos a abordagem metodológica de cunho qualitativo, baseada no cruzamento de fontes bibliográficas e empíricas nos pressupostos da pesquisa, no intuito de contribuir no enriquecimento e nas discussões da literatura infantil para a formação docente. Percebemos que a literatura proporcionou mudanças no comportamento da turma acompanhada pelos bolsistas. Constatamos o quanto é significativo a questão da literatura infantil dentro e fora do ambiente escolar e o quanto o trabalho com as narrativas revelou reflexões na prática do que aprendemos na teoria. Se para os licenciandos e bolsistas do PIBID, o trabalho com a literatura infantil proporcionou o conhecimento, a ampliação na nossa formação docente e a mudança na mediação nas ações desenvolvidas na escola do PIBID, no ambiente escolar, tal conhecimento favorece a valorização da oralidade literária popular e a formação do leitor.