O presente trabalho aborda as novas correntes, que levaram a uma mudança dramática do ensino da leitura de um ensino, baseado principalmente em um manual, para um ensino mais direcionado à Literatura. O futuro da Literatura infantil, no ensino da leitura, depende, em parte, para explorar o potencial de textos, a utilidade da Literatura e a construção de teorias, a respeito de por que a instrução pela leitura precisa da Literatura como um componente essencial da aprendizagem. O interesse pelo uso de atividades, com atenção plena para à leitura, com crianças e jovens, está crescendo. O objetivo geral do artigo é compreender as evidências, relacionadas ao uso de atividades de leitura com a Literatura. Como objetivos específicos: reconhecer a Literatura como potente campo de estudo e conhecimento de aprendizagem da leitura; avaliar o brincar e o jogo como estratégias lúdicas que em facilitam o aprimoramento da aprendizagem dos alunos da leitura. Existe a necessidade de proporcionar às crianças uma forma de combater o estresse e a pressão de viver no mundo altamente informatizado e carregado de hoje. Esta revisão da Literatura fornece fortes evidências de que brincar e jogar é fundamental para o bem-estar físico, psicológico e social das crianças. A conclusão do estudo é que ao brincar, as crianças podem experimentar emoções reais, criar sua própria incerteza, experimentar o inesperado, responder a novas situações e se adaptar a uma grande variedade de situações. O jogo permite que as crianças se socializem e se aproximem de adultos e lugares, permitindo o desenvolvimento de familiaridade e intimidade com ambos. Pode proporcionar oportunidades de aprendizagem independente, e criar confiança, resiliência, auto-estima e auto-eficácia. Embora o jogo possa aproximar as famílias, o fortalecimento das relações pai-filho, jogar longe da supervisão do adulto é igualmente importante, permitindo que as crianças adquiram mobilidade independente, explorem o mundo em seus próprios termos e criem suas próprias identidades.