A criatividade se configura como algo imprescindível para o desenvolvimento humano, assim as crianças desde pequenas precisam ser estimuladas a desenvolver seu potencial criador, desta forma por meio da Arte é possível oferecer a criança um ambiente possível para que este fato ocorra. Partindo deste pressuposto esta pesquisa trata-se de uma investigação decorrente de como a expressão plástica pode ser utilizada dentro do ambiente escolar, com crianças como meio de desenvolver a criatividade. Ressaltou-se a autores como Barbosa (1992-1995), para discutir sobre a Arte no contexto brasileiro e também trabalhamos conceitos de criatividade embasados em teóricos como: Alencar (1993) e Stolz (1999). Através dos métodos escolhidos nesta pesquisa descrevemos dimensões significativas e aspectos que caracterizam um novo olhar às expressões plásticas utilizadas na escola, ampliando ainda mais uma reflexão acerca da importância de inserir a arte no meio educacional de maneira consciente e intencional focando sempre o desenvolvimento do individuo. A metodologia se configura por uma pesquisa de campo e revela dados através de um cotidiano escolar na cidade de Feira de Santana contatando que é possível utilizar a Arte em especial a expressão plástica como meio de desenvolver a criatividade. A relevância desta pesquisa se caracteriza por tratar de um tema pouco abordado nas escolas de formação e pelo fato da Arte ser entendida muitas vezes como uma mera atividade escolar. Sendo assim, esta pesquisa possibilitou o estabelecimento de relações significativas entre a teoria e a prática. Acreditamos que nossa pesquisa contribui satisfatoriamente para tornar evidente que é possível desenvolver na escola uma prática consistente que interfere de forma positiva no desenvolvimento da criatividade, mas precisamente no campo da arte.