Este artigo apresenta discussões sobre a noção de mediação como pressuposto para ações emancipatórias dos sujeitos no ensino e aprendizagem da dança. A pesquisa foi realizada com discentes na disciplina Estudos Contemporâneos em Dança II, do Curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Sergipe. Nessas mediações criamos estratégias de improvisações em dança a partir de apreciações de vídeo e ações cotidianas dos discentes, com a intenção de apropriação desse conteúdo para possíveis diálogos contemporâneos em dança. As proposições evidenciaram perspectivas adversas a procedimentos tecnicistas com estratégias objetivas, promovendo, assim, processos mútuos de conhecimento. Se faz mister fomentarmos reflexões sobre corpo, dança e educação na formação em dança e, com isso, contribuirmos com ações que ratifiquem a indispensabilidade de alternativas criativas incessantes na prática docente. A abordagem metodológica da pesquisa é de caráter qualitativo, utilizando como referência a pesquisa descritiva e participativa. Assim, por tratar de um assunto relevante nas proposições de ensino-aprendizagem da dança, este trabalho busca colaborar com modos de repensarmos o modelo tradicional de ensino.