OLIVEIRA, Laralis Nunes De Sousa. . Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/49350>. Acesso em: 05/11/2024 01:18
Este trabalho é parte de dissertação concluída, intitulada "O ser professor nos Complexos Bilíngues de Referência para surdos de Nata: vozes em diálogo". Nele, objetivamos realizar uma leitura historicamente situada do texto verbovisual intitulado “Deaf Identity Crayons: Then and Now”, quadro da artista surda norteamericana Ann Silver. Para isso, temos por aportes teóricos as considerações do Círculo de Bakhtin, sobretudo quanto à concepção de texto como “qualquer conjunto coerente de signos”, dos Estudos Culturais e dos Estudos Surdos. A obra se constitui de um quadro construído em 1999 sob forte influência do movimento artístico da Pop Art. Nele, a autora lança mão de um dos produtos de consumo símbolo da esfera escolar – o giz de cera – para retratar os diferentes matizes identitários de surdos de fins do século XIX e de fins do século XX, sobre cujas configurações nos debruçaremos levando em conta o momento histórico a que pertencem. Uma das possíveis leituras para o quadro é a de que, se outrora fazia sentido pensar a educação de surdos como sendo extensão dos serviços de correção da audição e da fala como intuito de torná-los ouvintes, hoje ela não deve ser pensada desconsiderando o reconhecimento das especificidades linguísticas e culturais desses sujeitos, e nem deixando de compreender que cada um deles é único.