Levando-se em conta as dificuldades no ensino e aprendizado que podem ser observadas no que se diz respeito ao ensino de química, visou-se a realização da I Feira de química do IFMA - Campus Caxias trabalhar práticas pedagógicas, envolvendo-se alunos da Licenciatura em Química e alunos do ensino médio-técnico do Campus. Tencionando realizar uma atividade que se fizesse possível implementar práticas pedagógicas em conjunto com a aplicação de métodos que unissem teoria e prática de modo a buscar melhores resultados no que se diz respeito a aprendizagem efetiva dos alunos. Usou-se práticas que tornasse visível reações de oxidação e redução, que está entre os assuntos que os alunos mais demonstram dificuldades no ensino médio, fazendo-se possível observar um desempenho gradual e significativo dos alunos conforme os encontros aconteciam e conforme os mesmos tinham um maior contato com a prática relacionada á teoria. Concluiu-se de maneira qualitativa que, a realização de práticas para o ensino de ciências, mais objetivamente, da química pode vir a agir de maneira efetiva quanto ao ensino e aprendizado dos educandos quando bem organizada conforme a realidade a ser executada em conjunto com uma aplicação adequada e objetiva.