Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

USO DO KAHOOT NO ENSINO DE BIOLOGIA: FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO E DE ENSINO E APRENDIZAGEM APLICADA A ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, QUIZ, BIOLOGIA, CITOLOGIA Pôster (PO) GT 19. Tecnologias e Educação
0 of 0
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49280 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1394 "inscrito_id" => 5013 "titulo" => """ USO DO KAHOOT NO ENSINO DE BIOLOGIA: \r\n FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO E DE ENSINO E APRENDIZAGEM APLICADA A ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO """ "resumo" => "Nos últimos anos tem-se percebido crescimento do uso de tecnologias educacionais como auxiliar na prática educativa. O uso de tais ferramentas possibilitam maior aproximação do ensino à realidade atual dos alunos, tornando-o mais prazeroso e dinâmico. Neste trabalho foi criado um Quiz utilizando-se a plataforma gratuita do Kahoot como ferramenta para o ensino de biologia. Este foi criado no site https://create.kahoot.it/ contendo 10 questões de citologia, apresentando 4 alternativas, sendo 3 corretas e 1 incorreta em consonância a uma aula prática recém realizada. O jogo foi aplicado às turmas de 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Desembargador Floriano Cavalcanti, em Natal-RN. Os resultados mostraram boa aceitação do jogo entre os alunos e a professora de biologia da escola. Após levantamento de dados foi possível observar que parte dos alunos ainda apresenta dificuldades em classificar os organismos como eucariontes e procariontes, de diferenciar células animais de vegetais, em compreender a definição e função das células nos organismos vivos, de reconhecer as organelas e suas funções nas células e de perceber a importância da parede celular. Estes dados podem demonstrar que o ensino teórico não é suficiente para fazer os alunos compreenderem importantes conceitos da biologia, apesar da aula prática aplicada anteriormente, pois faz-se necessário que esta seja feita sempre em consonância à realização das aulas teóricas a fim de propiciar aprendizagem significativa. A ferramenta tecnológica pode ser utilizada pelos docentes da escola como auxiliar ao processo de ensino e aprendizagem.Nos últimos anos tem-se percebido crescimento do uso de tecnologias educacionais como auxiliar na prática educativa. O uso de tais ferramentas possibilitam maio" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, QUIZ, BIOLOGIA, CITOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA19_ID5013_05092018152125.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:35" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA DUARTE MARTINS DA MATTA" "autor_nome_curto" => "LUCIANA DA MATTA" "autor_email" => "lucianadamatta@hotmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49280 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1394 "inscrito_id" => 5013 "titulo" => """ USO DO KAHOOT NO ENSINO DE BIOLOGIA: \r\n FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO E DE ENSINO E APRENDIZAGEM APLICADA A ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO """ "resumo" => "Nos últimos anos tem-se percebido crescimento do uso de tecnologias educacionais como auxiliar na prática educativa. O uso de tais ferramentas possibilitam maior aproximação do ensino à realidade atual dos alunos, tornando-o mais prazeroso e dinâmico. Neste trabalho foi criado um Quiz utilizando-se a plataforma gratuita do Kahoot como ferramenta para o ensino de biologia. Este foi criado no site https://create.kahoot.it/ contendo 10 questões de citologia, apresentando 4 alternativas, sendo 3 corretas e 1 incorreta em consonância a uma aula prática recém realizada. O jogo foi aplicado às turmas de 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Desembargador Floriano Cavalcanti, em Natal-RN. Os resultados mostraram boa aceitação do jogo entre os alunos e a professora de biologia da escola. Após levantamento de dados foi possível observar que parte dos alunos ainda apresenta dificuldades em classificar os organismos como eucariontes e procariontes, de diferenciar células animais de vegetais, em compreender a definição e função das células nos organismos vivos, de reconhecer as organelas e suas funções nas células e de perceber a importância da parede celular. Estes dados podem demonstrar que o ensino teórico não é suficiente para fazer os alunos compreenderem importantes conceitos da biologia, apesar da aula prática aplicada anteriormente, pois faz-se necessário que esta seja feita sempre em consonância à realização das aulas teóricas a fim de propiciar aprendizagem significativa. A ferramenta tecnológica pode ser utilizada pelos docentes da escola como auxiliar ao processo de ensino e aprendizagem.Nos últimos anos tem-se percebido crescimento do uso de tecnologias educacionais como auxiliar na prática educativa. O uso de tais ferramentas possibilitam maio" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, QUIZ, BIOLOGIA, CITOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA19_ID5013_05092018152125.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:35" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA DUARTE MARTINS DA MATTA" "autor_nome_curto" => "LUCIANA DA MATTA" "autor_email" => "lucianadamatta@hotmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Nos últimos anos tem-se percebido crescimento do uso de tecnologias educacionais como auxiliar na prática educativa. O uso de tais ferramentas possibilitam maior aproximação do ensino à realidade atual dos alunos, tornando-o mais prazeroso e dinâmico. Neste trabalho foi criado um Quiz utilizando-se a plataforma gratuita do Kahoot como ferramenta para o ensino de biologia. Este foi criado no site https://create.kahoot.it/ contendo 10 questões de citologia, apresentando 4 alternativas, sendo 3 corretas e 1 incorreta em consonância a uma aula prática recém realizada. O jogo foi aplicado às turmas de 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Desembargador Floriano Cavalcanti, em Natal-RN. Os resultados mostraram boa aceitação do jogo entre os alunos e a professora de biologia da escola. Após levantamento de dados foi possível observar que parte dos alunos ainda apresenta dificuldades em classificar os organismos como eucariontes e procariontes, de diferenciar células animais de vegetais, em compreender a definição e função das células nos organismos vivos, de reconhecer as organelas e suas funções nas células e de perceber a importância da parede celular. Estes dados podem demonstrar que o ensino teórico não é suficiente para fazer os alunos compreenderem importantes conceitos da biologia, apesar da aula prática aplicada anteriormente, pois faz-se necessário que esta seja feita sempre em consonância à realização das aulas teóricas a fim de propiciar aprendizagem significativa. A ferramenta tecnológica pode ser utilizada pelos docentes da escola como auxiliar ao processo de ensino e aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.