Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GÊNERO VERBETE NO PRIMEIRO ANO: POTENCIALIDADES PARA LETRAR E ALFABETIZAR

Palavra-chaves: GÊNEROS TEXTUAIS, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, VERBETES Comunicação Oral (CO) GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47522
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1989
    "inscrito_id" => 9589
    "titulo" => "GÊNERO VERBETE NO PRIMEIRO ANO: POTENCIALIDADES PARA LETRAR E ALFABETIZAR"
    "resumo" => """
      GÊNERO VERBETE NO PRIMEIRO ANO: POTENCIALIDADES PARA LETRAR E ALFABETIZAR\r\n
      \r\n
      Viviane Sulpino da Silva \r\n
      \r\n
      Prefeitura Municipal de Campina Grande \r\n
      \r\n
      viviane-sulpino@hotmail.com\r\n
      \r\n
      \r\n
      RESUMO\r\n
      \r\n
      \r\n
      \r\n
      O presente artigo discute os resultados de uma sequência didática referente ao trabalho com o gênero textual verbete de dicionário ilustrado, na turma de primeiro ano de uma escola pública municipal.  Para fundamentar os estudos dos gêneros textuais, as leituras a partir de Marcuschi (2002) e Baktin (2003) subsidiaram o conceito de gênero e linguística do texto; a produção e estruturação da sequência didática pautaram-se em Schneuwly (2004). A experiência didática em questão foi construída á partir da demanda do curso de extensão referente aos estudos dos gêneros textuais na perspectiva bakhtiniana.  A partir das definições de alfabetização e letramento, processos imprescindíveis para a aprendizagem da leitura e da escrita, constata-se que a experiência com os verbetes de dicionário ilustrado, apontam a possibilidade para efetivar ações de letramento e alfabetização das crianças do primeiro ano. Constatou-se que a formação continuada é uma oportunidade de refletir a prática a luz da teoria, a partir de experiências consideradas exitosas. Os estudos teóricos potencializam o trabalho coletivo e momentos de aprendizagem significativa, assim como a construção de novos conhecimentos a partir da ressignificação advinda da práxis.  \r\n
      \r\n
      \r\n
      \r\n
      PALAVRAS CHAVE: Gêneros textuais; Sequência didática; Verbetes.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "GÊNEROS TEXTUAIS, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, VERBETES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID9589_09092018153542.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VIVIANE SULPINO DA SILVA "
    "autor_nome_curto" => "VIVIANE SULPINO DA SILVA"
    "autor_email" => "viviane-sulpino@hotmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47522
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1989
    "inscrito_id" => 9589
    "titulo" => "GÊNERO VERBETE NO PRIMEIRO ANO: POTENCIALIDADES PARA LETRAR E ALFABETIZAR"
    "resumo" => """
      GÊNERO VERBETE NO PRIMEIRO ANO: POTENCIALIDADES PARA LETRAR E ALFABETIZAR\r\n
      \r\n
      Viviane Sulpino da Silva \r\n
      \r\n
      Prefeitura Municipal de Campina Grande \r\n
      \r\n
      viviane-sulpino@hotmail.com\r\n
      \r\n
      \r\n
      RESUMO\r\n
      \r\n
      \r\n
      \r\n
      O presente artigo discute os resultados de uma sequência didática referente ao trabalho com o gênero textual verbete de dicionário ilustrado, na turma de primeiro ano de uma escola pública municipal.  Para fundamentar os estudos dos gêneros textuais, as leituras a partir de Marcuschi (2002) e Baktin (2003) subsidiaram o conceito de gênero e linguística do texto; a produção e estruturação da sequência didática pautaram-se em Schneuwly (2004). A experiência didática em questão foi construída á partir da demanda do curso de extensão referente aos estudos dos gêneros textuais na perspectiva bakhtiniana.  A partir das definições de alfabetização e letramento, processos imprescindíveis para a aprendizagem da leitura e da escrita, constata-se que a experiência com os verbetes de dicionário ilustrado, apontam a possibilidade para efetivar ações de letramento e alfabetização das crianças do primeiro ano. Constatou-se que a formação continuada é uma oportunidade de refletir a prática a luz da teoria, a partir de experiências consideradas exitosas. Os estudos teóricos potencializam o trabalho coletivo e momentos de aprendizagem significativa, assim como a construção de novos conhecimentos a partir da ressignificação advinda da práxis.  \r\n
      \r\n
      \r\n
      \r\n
      PALAVRAS CHAVE: Gêneros textuais; Sequência didática; Verbetes.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "GÊNEROS TEXTUAIS, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, VERBETES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID9589_09092018153542.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VIVIANE SULPINO DA SILVA "
    "autor_nome_curto" => "VIVIANE SULPINO DA SILVA"
    "autor_email" => "viviane-sulpino@hotmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

GÊNERO VERBETE NO PRIMEIRO ANO: POTENCIALIDADES PARA LETRAR E ALFABETIZAR Viviane Sulpino da Silva Prefeitura Municipal de Campina Grande viviane-sulpino@hotmail.com RESUMO O presente artigo discute os resultados de uma sequência didática referente ao trabalho com o gênero textual verbete de dicionário ilustrado, na turma de primeiro ano de uma escola pública municipal. Para fundamentar os estudos dos gêneros textuais, as leituras a partir de Marcuschi (2002) e Baktin (2003) subsidiaram o conceito de gênero e linguística do texto; a produção e estruturação da sequência didática pautaram-se em Schneuwly (2004). A experiência didática em questão foi construída á partir da demanda do curso de extensão referente aos estudos dos gêneros textuais na perspectiva bakhtiniana. A partir das definições de alfabetização e letramento, processos imprescindíveis para a aprendizagem da leitura e da escrita, constata-se que a experiência com os verbetes de dicionário ilustrado, apontam a possibilidade para efetivar ações de letramento e alfabetização das crianças do primeiro ano. Constatou-se que a formação continuada é uma oportunidade de refletir a prática a luz da teoria, a partir de experiências consideradas exitosas. Os estudos teóricos potencializam o trabalho coletivo e momentos de aprendizagem significativa, assim como a construção de novos conhecimentos a partir da ressignificação advinda da práxis. PALAVRAS CHAVE: Gêneros textuais; Sequência didática; Verbetes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.