Este artigo abordou, por intermédio de levantamento bibliográfico, o uso das HQs como metodologia de ensino em história. Sendo assim, o trabalho objetiva utilizar as histórias em quadrinhos como método de reforço no processo de ensino, destacando seus pontos positivos para que seja agregado durante o vínculo estudantil na Pedagogia relacional, tendo como intuito, nesse caso, o repasse do conhecimento histórico de uma forma além da tradicional. Dessa forma, nesse estudo, é destacada a maneira com a qual as HQs podem carregar conhecimento e repassar de forma rápida para os alunos, pois ao revisar essas histórias com uma visão contextualizada é notória a percepção de que a maioria dos enredos são narrados com embasamento em fatos históricos carregados, muitas vezes, de explicações sobre os acontecidos. Dessa forma a discussão se mostra imprescindível para discutir as relações entre ensino e aprendizagem, uma vez que há uma urgência necessidade de quebrar o paradigma formal das Instituições de ensino, as quais, geralmente, tolhem e reprovam as novas metodologias para não fugir do tradicionalismo. Conclui-se que os argumentos levantados defendem a tese que as HQs se mostram muito válidas para os ensinos de história e as construções do saber, uma vez que são fundamentalmente carregados de informações e diretrizes contextualizadas.