SOARES, Antonio Avelino. . Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/49353>. Acesso em: 23/12/2024 10:35
Este trabalho faz parte de um estudo, em andamento, em curso de pós-graduação, stricto sensu, que busca abordar a Educação em Direitos Humanos, no âmbito da disciplina de Sociologia, no ensino médio. A presença das várias indignidades humanas, que presenciamos na nossa sociedade, sinaliza para a necessidade do desenvolvimento de uma postura crítica e reflexiva, dos indivíduos, frente a tal situação. Ou seja, que possam levar as pessoas a uma convivência social na qual sejam evidentes as ações de respeito mútuo. Para isso, contemplar simplesmente um contexto no qual os direitos são almejados, apenas pelo fato de constarem em documentos de cunho jurídico, não assegura plenamente a sua efetividade. Da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 até a atualidade, existe uma construção de documentos que enfatizam a realização dos direitos indispensáveis à vida de todos .No entanto, as violações as dignidades humanas, como as desigualdades sociais, políticas e econômicas, presente no nosso cotidiano, permanecem evidentes e, drasticamente naturalizada por muitos. Com isso, a Educação em Direitos Humanos, tende a promover a “construção de civilidade”, no sentido de formar indivíduos compromissados com a implementação de uma sociedade democrática, de forma a ser constatada por todos no cotidiano.