Diante da grande quantidade de informações compartilhadas diariamente no contexto histórico-social atual, exige-se dos sistemas educacionais e profissionais da rede de ensino, um novo modelo de ensinar disciplinas tradicionais da educação básica. Nos últimos anos muito se tem pesquisado por novas metodologias de ensino diante do conhecimento científico pedagógico atual. Apesar de sua importância no processo de ensino aprendizagem, a interdisciplinaridade, na maioria das escolas de educação básica, ainda não acontece, efetivamente, como ação pedagógica. Visando as dificuldades encontradas por professores, o presente trabalho aponta a temática de energias renováveis como tema transversal, podendo ser aplicado como uma situação real colocando o estudo da Física em consonância com Educação Ambiental, com objetivo de avaliar a importância da experimentação na educação ambiental aplicada no ensino de Física, e apontar formas de contextualizar este tema dentro das leis de transformação e conservação de energia. Os dados coletados e analisados mostraram que aulas praticas, experimentais e interdisciplinares realmente despertam interesse no aluno e colaboram com eficiência no processo de ensino aprendizagem.