Diversas pesquisas são realizadas no ensino de Ciências em prol da criação de metodologias que facilitem e melhorem o aprendizado. Entre os recursos utilizados para facilitar o ensino há o uso de fotografias/imagens, pois essas possibilitam ao aluno construir um conhecimento simbólico e representativo. Dessa forma, essa pesquisa visa saber se a introdução da análise fotográfica no processo de ensino aprendizagem tem um viés positivo facilitando o aprendizado. Utilizaram-se alunos do 6° e 7° anos do ensino fundamental para analisar um conjunto de imagens relacionadas com a temática educação ambiental. Os alunos receberam quatro imagens para realizar suas inferências e estas foram analisadas segundo a metodologia Roland Barthes. Além da análise fotográfica, foi analisada a prevalência dos alunos em redes sociais, uma vez que o contato direto com essa tecnologia repleta de imagens pode influenciar na capacidade de interpretação imagética dos alunos. Os resultados mostram que poucas vezes nas quatro imagens os alunos alcançaram o sentido denotativo, basicamente a maioria das respostas possuiu sua conotação pessoal. Portanto, as respostas obtidas pelos alunos para as imagens foram bastante satisfatórias, onde foi visto uma grande diversidade de ideias expostas para os fatos apresentados, revelando não só um novo conhecimento adquirido, mas também conhecimentos previamente estabelecidos sobre os assuntos abordados nas imagens.