Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RODA DE LEITURA COMO PROPOSTA PARA O ENSINO DE LITERATURA E FORMAÇÃO DE LEITORES

Palavra-chaves: RODA DE LEITURA, DIDÁTICA, LEITORES, LETRAMENTO, LITERATURA., LETRAMENTO, LITERATURA. Comunicação Oral (CO) GT 17. Ensino e suas interseções
0 of 0
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48977 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4020 "inscrito_id" => 480 "titulo" => "RODA DE LEITURA COMO PROPOSTA PARA O ENSINO DE LITERATURA E FORMAÇÃO DE LEITORES" "resumo" => "A construção deste trabalho se preocupa em propor uma abordagem mais dinâmica e ampla para o ensino de literatura a fim de promover a formação de leitores, em contrapartida aos métodos de ensino que já permeiam na educação e percebendo que a preocupação de se trabalhar a literatura, seja ela universal ou específica do Brasil volta-se exclusivamente para turmas do Ensino Médio, e de forma direta, não criando, previamente, uma base na qual possa se firmar o conhecimento básico sobre o assunto, sujeitando os alunos ao desenvolvimento raso acerca do que de fato seria literatura, isso acontece porque a disciplina, por ser necessária nas provas de ingresso das faculdades, acaba se resumindo a um mero tópico, dentre tantos outros, e não de extrema importância para o desenvolvimento dos alunos; em apoio a essa proposta, qual se observa o ponto de partida da leitura sendo o próprio texto, unidade significativa que constrói o interesse do aluno, de acordo com Geraldi (1984); e a importância do letramento literário, defendido por Rildo Cosson (2006) para o desenvolvimento não apenas interno do leitor, mas de como o mesmo se relaciona com os demais, promovendo a troca de experiências por meio da roda de leituraA construção deste trabalho se preocupa em propor uma abordagem mais dinâmica e ampla para o ensino de literatura a fim de promover a formação de leitores, em c" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17. Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "RODA DE LEITURA, DIDÁTICA, LEITORES, LETRAMENTO, LITERATURA., LETRAMENTO, LITERATURA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA17_ID480_17092018163320.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "YASMIN RITA DA SILVA SOUZA" "autor_nome_curto" => "YASMIN" "autor_email" => "minerita.mr@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48977 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4020 "inscrito_id" => 480 "titulo" => "RODA DE LEITURA COMO PROPOSTA PARA O ENSINO DE LITERATURA E FORMAÇÃO DE LEITORES" "resumo" => "A construção deste trabalho se preocupa em propor uma abordagem mais dinâmica e ampla para o ensino de literatura a fim de promover a formação de leitores, em contrapartida aos métodos de ensino que já permeiam na educação e percebendo que a preocupação de se trabalhar a literatura, seja ela universal ou específica do Brasil volta-se exclusivamente para turmas do Ensino Médio, e de forma direta, não criando, previamente, uma base na qual possa se firmar o conhecimento básico sobre o assunto, sujeitando os alunos ao desenvolvimento raso acerca do que de fato seria literatura, isso acontece porque a disciplina, por ser necessária nas provas de ingresso das faculdades, acaba se resumindo a um mero tópico, dentre tantos outros, e não de extrema importância para o desenvolvimento dos alunos; em apoio a essa proposta, qual se observa o ponto de partida da leitura sendo o próprio texto, unidade significativa que constrói o interesse do aluno, de acordo com Geraldi (1984); e a importância do letramento literário, defendido por Rildo Cosson (2006) para o desenvolvimento não apenas interno do leitor, mas de como o mesmo se relaciona com os demais, promovendo a troca de experiências por meio da roda de leituraA construção deste trabalho se preocupa em propor uma abordagem mais dinâmica e ampla para o ensino de literatura a fim de promover a formação de leitores, em c" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17. Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "RODA DE LEITURA, DIDÁTICA, LEITORES, LETRAMENTO, LITERATURA., LETRAMENTO, LITERATURA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA17_ID480_17092018163320.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "YASMIN RITA DA SILVA SOUZA" "autor_nome_curto" => "YASMIN" "autor_email" => "minerita.mr@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A construção deste trabalho se preocupa em propor uma abordagem mais dinâmica e ampla para o ensino de literatura a fim de promover a formação de leitores, em contrapartida aos métodos de ensino que já permeiam na educação e percebendo que a preocupação de se trabalhar a literatura, seja ela universal ou específica do Brasil volta-se exclusivamente para turmas do Ensino Médio, e de forma direta, não criando, previamente, uma base na qual possa se firmar o conhecimento básico sobre o assunto, sujeitando os alunos ao desenvolvimento raso acerca do que de fato seria literatura, isso acontece porque a disciplina, por ser necessária nas provas de ingresso das faculdades, acaba se resumindo a um mero tópico, dentre tantos outros, e não de extrema importância para o desenvolvimento dos alunos; em apoio a essa proposta, qual se observa o ponto de partida da leitura sendo o próprio texto, unidade significativa que constrói o interesse do aluno, de acordo com Geraldi (1984); e a importância do letramento literário, defendido por Rildo Cosson (2006) para o desenvolvimento não apenas interno do leitor, mas de como o mesmo se relaciona com os demais, promovendo a troca de experiências por meio da roda de leitura

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.